Evento servirá para reunir e apresentar à à sociedade em geral o trabalho realizado na FEP ao longo do ano.

O Presidente do Conselho Económico e Social (CES), José Silva Peneda, é o orador convidado do Dia da FEP, que terá lugar na esta quinta-feira, 30 de maio, nas instalações da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), e no qual serão igualmente assinalados os 60 anos da escola.

Com início marcado para as 18h00, a Sessão Solene do Dia da FEP contará com a presença do Reitor da Universidade do Porto, José Carlos Marques dos Santos e incluirá momentos como a entrega dos Prémios Pool de Talentos 2013, os prémios do concurso de Literacia Financeira, promovido pela FEP e pela Fundação Cupertino de Miranda, e ainda o anúncio dos nomeados ao Prémio Carreira FEP 2013.

A sessão culminará com as intervenções do Reitor da U.Porto e de José Silva Peneda, que terá oportunidade de falar sobre a atual situação económica do país enquanto Presidente do CES, organismo a quem cabe, neste momento, a tarefa de conseguir acordos de consertação social entre os vários parceiros.

O Dia da FEP comemora-se anualmente e pretende reunir e apresentar à comunidade interna e à sociedade em geral o trabalho realizado ao longo do ano, na área do ensino, investigação, iniciativas estudantis, projetos e participações em competições nacionais e internacionais, nas quais a FEP se tem destacado.

Para esse efeito, realiza-se uma exposição alargada que permitirá a todos os intervenientes apresentarem os resultados dos trabalhos desenvolvidos, de forma criativa e apelativa, contando igualmente com a habitual animação do coro e das tunas da FEP. Nesta “Mostra da FEP”, que estará aberta a partir das 15h00, vão estar igualmente patentes os posters de investigação, selecionados pelos diretores dos programas de mestrado e doutoramento e pelos centros de investigação da FEP, cujos resultados têm sido cada vez mais reconhecidos internacionalmente.

A história da FEP

Herdeira da tradição cultural que na cidade do Porto teve origem com a criação, em 1803, da Academia de Marinha e Comércio (transformada em Academia Politécnica em 1837, e culminando um longo processo iniciado em 1911, ano da fundação da Universidade, a Faculdade de Economia do Porto (FEP) foi criada oficialmente a 24 de maio de 1953 com o objectivo expresso do ensino e cultura das ciências económicas.

A FEP entrou em funcionamento em Outubro de 1953, no Edifício Histórico da Universidade, na Praça de Gomes Teixeira. Mais de 20 anos depois, em 1974, o desejo de uma “casa” própria foi finalmente satisfeito com a inauguração do edifício construído de raiz no Polo II da Universidade, na Asprela.

Frequentada atualmente por cerca de 3000 estudantes nos variados ciclos de estudo, a FEP oferece uma ampla oferta formativa nas áreas da Economia e Gestão. A comunidade FEP contempla ainda quase 40 gerações de licenciados e mais de 5000 antigos estudantes a desempenhar funções nos mais variados setores de actividade.