A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), em parceria com a Plataforma para o Crescimento Sustentável, promove no próximo dia 31 de março, às 17h00, a conferência “Revolução Tecnológica Global: hesitar, seguir ou liderar?”, que contará com a presença do Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos.

A conferência pretende debater o impacto da 4ª revolução industrial e as oportunidades e desafios com que as empresas e o Estado, mas também o sistema de ensino e o sistema científico nacional, inevitavelmente, se verão confrontados.

Será analisado o impacto da nova vaga tecnológica em domínios como as tecnologias de informação e comunicação, a inteligência artificial, a impressão 3d, os veículos não tripulados, os novos materiais, a robótica, a genómica, o armazenamento de energia, a biotecnologia e as novas energias renováveis.

Durante a conferência será apresentado o estudo ‘Game Changers – Surfing the Wave of Technology Disruption’ realizado pela Plataforma para o Crescimento Sustentável que contém também um conjunto de recomendações de políticas públicas e privadas, pensadas com o objetivo de potenciar o desenvolvimento de novas competências e de novos clusters de conhecimento e de inovação.

O estudo será apresentado por Jorge Moreira da Silva, Presidente da Plataforma para o Crescimento Sustentável, e será comentado por Paulo Nunes de Almeida, Presidente da Associação Empresarial de Portugal, e Maria João Souto, CFO da Veniam. A abertura da sessão estará a cargo do Diretor da FEP, José Varejão.

A entrada é livre, mas sujeita a confirmação prévia de presença aqui.