A promoção da mobilidade estudantil e a organização de iniciativas científicas conjuntas são algumas das dimensões previstas no protocolo.

A Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP) e a Faculdade de Direito da Universidade Kimpa Vita (Uíge, Angola) assinaram no passado dia 15 de janeiro um conjunto acordos, com vista ao desenvolvimento de um projeto de cooperação académica e de colaboração no âmbito da formação científica entre as duas instituições.

Com os acordos assinados pretende-se proporcionar aos estudantes e licenciados da FD-UNIVIKI uma experiência de mobilidade no âmbito dos diferentes ciclos de estudos da FDUP. Outra dimensão do projeto passa por assegurar apoio à FD-UNIKIVI na consolidação da sua licenciatura e mestrado, estando para o efeito contemplada a colaboração regular de docentes da FDUP. Complementarmente, está prevista a organização de iniciativas científicas conjuntas.

A assinatura dos acordos coroa um longo processo de negociação, com diversas deslocações ao Uíge e ao Porto de delegações das instituições signatárias, incluindo uma primeira experiência bem-sucedida de colaboração docente na FD-UNIKIVI. O objetivo passa agora por promover os “alicerces de uma cooperação e colaboração duradouras que contribuam para o engrandecimento, afirmação e projecção, nacional e internacional, das duas instituições signatárias”.

A cerimónia de assinatura do protocolo contou com a participação de Cândido da Agra, diretor da FDUP, e do Vice-Reitor para a Cooperação da UNIKIVI e Coordenador-Geral da FD-UNIKIVI, Mbunga Nzinga David. Estiveram ainda presentes Bondo Vita Mbuaki, Vice-Coordenador para a Área Científica da FD-UNIKIVI e Sub-Procurador Geral da República de Angola para a Província do Uíge, Marta Chantal Ribeiro, na qualidade de Coordenadora da Cooperação da FDUP, e vários docentes desta instituição.