FDUP (destaque)

A Faculdade de Direito está instalada, desde 2004, no edifício da Rua dos Bragas, antiga “casa” da Faculdade de Engenharia. (Foto: U.Porto)

A Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP) celebra 20 anos de existência no próximo dia 17 de dezembro e vai assinalar a data com uma cerimónia comemorativa onde serão revisitadas as duas décadas de vida daquela que é uma das mais recentes faculdades da U.Porto.

O Dia da FDUP arranca às 14h00 com o tradicional cortejo académico e prossegue, já no Salão Nobre da FDUP, com as intervenções do Reitor da U.Porto, do Diretor e do Presidente do Conselho Pedagógico da FDUP e da Presidente da Associação de Estudantes (ver programa).

O orador convidado do Dia da FDUP 2015 é o brasileiro Newton de Lucca, Professor Catedrático da USP que, a partir das 15h30, vai protagonizar uma conferência sobre “O que se pode espera do Direito neste século XXI”.

Até final da sessão, haverá ainda lugar à imposição de insígnias aos professores doutorados da faculdade, a reprodução de um filme sobre os “20 anos de FDUP” e a atuação das tunas da FDUP no átrio da Faculdade, onde será servido o tradicional Porto de Honra.

Inaugurada em 1995, a a Faculdade de Direito da U.Porto é uma das mais inovadoras escolas de Direito portuguesas. Combinando uma oferta de formação pré e pós-graduada nas áreas do Direito e da Criminologia, a FDUP destaca-se ainda na criação de conhecimento nos domínios das ciências jurídicas e da ciência do crime. Frequentada por mais de 1300 estudantes, a faculdade presta também serviços à comunidade no âmbito de protocolos de colaboração celebrados com entidades públicas e privadas.

A Faculdade de Direito encontra-se instalada, desde 2004, no renovado edifício da Rua dos Bragas, antiga “casa” da Faculdade de Engenharia.