Aula na FDUPComo é que se constrói aquela que é uma das mais inovadoras escolas de Direito portuguesas da atualidade? Na próxima quarta-feira, dia 17 de setembro, é essa história que será recordada e celebrada no edifício histórico da Rua dos Bragas, durante a cerimónia que vai assinalar os 20 Anos da criação da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP).

Com início agendado para as 15h00, o programa da sessão terá como ponto alto uma homenagem a Alberto Amaral, Reitor fundador da Faculdade. O momento, que culminará com o descerramento do retrato do atual Presidente da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, contará com a presença do Reitor da U.Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, do Diretor da FCUP, Cândido da Agra, e de José Ferreira Gomes, Secretário de Estado do Ensino Superior. Garantida está também a participação de Pedro Lynce, Ex-Ministro da Ciência e Ensino Superior e ex-Secretário de Estado do Ensino Superior.

Antes da homenagem, Alberto Amaral junta-se aos órgãos diretivos da FDUP num momento solene que servirá para assinalar a Abertura do Ano Letivo e a Receção dos Novos Estudantes da faculdade. A tarde festiva da FDUP inclui também a entrega de diplomas aos graduados do ano letivo 2013/2014 e um Porto de Honra de encerramento.

Com entrada livre, o evento terá lugar no Salão Nobre da FDUP. Mais informações aqui.

A história da FDUP

Instituída em 1994 e inaugurada um ano depois, a FDUP nasceu de um longo processo iniciado em 1915, data em que surgiu a primeira proposta para a criação de uma Faculdade de Direito na Universidade do Porto. “Esquecido” durante cerca de cinquenta anos, e reforçado logo após o 25 de Abril, o processo culminaria em 1991 com a aprovação de nova proposta do Senado da U.Porto para a fundação de uma Faculdade de Direito. O resultado é hoje visível numa escola cuja oferta formativa contempla a formação pré e pós-graduada nas áreas da Criminologia e do Direito. Frequentada atualmente por mais de 1300 estudantes, a FDUP destaca-se ainda na criação de conhecimento e na prestação de serviços à comunidade nos domínios das ciências jurídicas e da ciência do crime. A Faculdade encontra-se sediada, desde 2004, no renovado edifício da Rua dos Bragas, antiga casa da Faculdade de Engenharia.