condecoração FCUP

O Diretor da FCUP, António Fernando Silva, recebeu a condecoração das mãos de Marcelo Rebelo de Sousa. (Foto: Presidência da República)

O Presidente da República condecorou na passada quinta-feira, 24 de novembro, Dia da Ciência, a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), com o título de Membro Honorário da Ordem da Instrução Pública, pelos altos serviços prestados às causas da educação e do ensino.

Anunciada por Marcelo Rebelo de Sousa no passado dia 7 de outubro, durante as comemorações do 105º aniversário da faculdade, a distinção foi entregue em cerimónia pública, realizada no Palácio de Belém.  Em representação da FCUP esteve o diretor da faculdade, António Fernando Silva, acompanhado por elementos convidados da comunidade académica.

“Representar, enquanto Diretor, a Faculdade de Ciências da U.Porto, neste momento único, foi para mim um motivo de grande orgulho mas também de grande responsabilidade”, reconhece António Fernando Silva.

Ainda segundo o Diretor da FCUP, “este reconhecimento de mérito, tão prestigiante para a faculdade, só foi possível porque muitas pessoas dedicaram de alma e coração grande parte das suas vidas à construção desta instituição. A condecoração, agora recebida, demonstra que deveremos continuar o trabalho desenvolvido, por todos, procurando ensinar, investigar e contribuir para a sociedade onde nos inserimos. Gostaria de agradecer a todos que sempre acreditaram e acreditam na FCUP”.

Para além da FCUP, o chefe de Estado condecorou ainda a cientista e professora Emérita da U.Porto Maria de Sousa (a divulgar em breve neste portal), o psicólogo Daniel Sampaio e o matemático António Saint’Aubyn (a título póstumo).