Vários elementos da FCUP fazem parte da comissão organizadora da RECPAD 2019. (Foto: DR)

A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) vai acolher, pela primeira vez, o RECPAD – Portuguese Conference on Pattern Recognition, uma conferência nacional que pretende promover a colaboração entre a comunidade científica nacional nas áreas de Reconhecimento de Padrões, Análise e Processamento de Imagem, Computação e áreas relacionadas.

Marcado para outubro do próximo ano, o RECPAD 2019 terá um formato inovador em relação às edições anteriores. Para além das tradicionais sessões de posters, esta edição contará também com sessões de apresentações orais para os melhores trabalhos submetidos. Adicionalmente, irão ser organizadas sessões de demos para apresentação de trabalhos de índole mais aplicacional. As restantes sessões do programa incluirão, como é habitual, um orador convidado de renome mundial, que este ano contará com um Distinguished Lecturer do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE).

A comissão organizadora será constituída pelos docentes do Departamento de Ciências de Computadores (DCC) da FCUP, Francesco Renna, Hélder Oliveira e Miguel Coimbra, pelo investigador doutorado Jorge Oliveira (DCC), pela docente da Universidade Portucalense, Ana Rebelo e pelo investigador do INESC TEC, Carlos Ferreira.

A conferência RECPAD, que este ano decorreu na Universidade de Coimbra, é promovida pela Associação Nacional de Reconhecimento de Padrões.