Dia da FCUP 2016, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa agradeceu “em nome de todos os portugueses e portuguesas” os 105 anos de história da Faculdade de Ciências. (Fotos: Presidência da República)

A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) vai ser distinguida com o título de Membro Honorário da Ordem da Instrução Pública. O anúncio foi feito pelo Presidente da República durante o Dia da FCUP 2016, evento que assinalou no passado dia 7 de outubro o 105.º aniversário daquela que é uma das mais antigas faculdades da U.Porto.

“Foi com estupefação que descobri que nunca o poder político galardoou adequadamente os méritos desta faculdade”, começou por introduzir Marcelo Rebelo de Sousa, antes de anunciar a decisão. “E a decisão só podia ser uma, que é atribuir -lhe o título de Membro Honorário da Ordem da Instrução Pública”.

“O que é que [a FCUP] tem feito ao longo destes 105 anos, senão contribuir para a educação, para a formação, para a ciência, para a abertura à sociedade, ao serviço de uma missão pública?”, lembrou o Presidente, para quem esta condecoração formal, “a concretizar em tempo oportuno com a entrega das correspondentes insígnias”, serve para “agradecer, em nome de todos os portugueses e portuguesas, estes 105 anos de história contemporânea”.

Dia da FCUP 2016, Marcelo Rebelo de Sousa

Passagem do Presidente da República pela FCUP incluiu uma visita às instalações da faculdade.

O anúncio do Presidente foi um dos pontos altos do Dia da FCUP 2016. Antes da cerimónia oficial, Marcelo Rebelo de Sousa visitou as instalações da faculdade, acompanhado pelo Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, e pelo diretor da Faculdade de Ciências, António Fernando Silva. No edifício FC2, a comitiva passou pelos departamentos de Geociências e Ordenamento do Território e Física e Astronomia, pelo laboratório de holografia – onde foi feito o seu retrato holográfico – e pela exposição de hologramas na Sala Eureka. O percurso terminou no edifício FC6, com uma visita ao departamento de Ciência de Computadores, ao Centro de Competências em Cibersegurança e Privacidade e à empresa Sphere Ultrafast Photonics.

pelo laboratório de holografia, onde foi feito o seu retrato holográfico e pela exposição de hologramas na Sala Eureka”.

Dia da FCUP 2016, Marcelo Rebelo de Sousa

As já habituais “selfies” não faltaram durante a participação de Marcelo Rebelo de Sousa no Dia da FCUP 2016.

A cerimónia do Dia da FCUP 2016 (disponível na íntegra aqui) decorreu no Auditório Ferreira da Silva e contou ainda com as intervenções do Diretor da FCUP, do Presidente da Associação de Estudantes da FCUP, e do Reitor da U.Porto.

A sessão ficou também marcada pela entrega de várias distinções aos membros da faculdades, entre as quais se destaca a atribuição do Prémio Centenário da Faculdade de Ciências aos professores José António de Bessa Meneses e Sousa e Carlos Maria Martins da Silva Correia.