asteroidesA Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) vai comemorar esta quinta-feira, dia 30 de junho, o ‘Dia do Asteroide’, uma iniciativa celebrada em todo o mundo e que pretende consciencializar a população mundial para o conhecimento acerca dos asteroides e para a prevenção dos riscos de impactos cósmicos.

A decorrer nas instalações do Planetário do Porto, as celebrações arrancam às 15h00 com uma sessão no Auditório do Centro de Astrofísica da U.Porto (CAUP) que contará com a presença de Orfeu Bertolami (Presidente do DFA – Departamento de Física e Astronomia da FCUP). João Lima (Diretor do CAUP) e António Guerner (Presidente do DGAOT  Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território da FCUP). Seguem-se duas conferências dedicadas ao mundo dos asteróidas, lideradas pelos investigadores Teresa Seixas (DFA) e Rui Moura (DGAOT), que participou recenemnete

Após uma pausa para café, o programa prossegue a partir das 17h00 com uma exposição de meteoritos, projeção de filmes, atividades de demonstração e uma “viagem” ao espaço a partir do Planetário. Para o fim está agendado um debate moderado por Manuel Silva (DFA, CITEUC) sobre os “Meteoritos e a vida na Terra”, a “Exploração de asteroides” e o “Risco e prevenção da colisão de asteroides com a Terra”.

A entrada é livre.