Francisco Assis

O eurodeputado Francisco Assis será o orador convidado do Dia da FCUP 2015. (Foto: DR)

A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) promove no próximo dia 14 de outubro a tradicional cerimónia comemorativa do Dia da FCUP, evento que serve para reconhecer o sucesso dos estudantes e o contributo dos docentes e colaboradores da instituição.

A decorrer no Auditório Ferreira da Silva, a partir das 14h30, a sessão do Dia da FCUP 2015 vai abrir  com as intervenções do Diretor da faculdade, António Fernando Silva, de um representante dos colaboradores da faculdade e do presidente da Associação de Estudantes da FCUP. Será depois a vez do orador convidado, o eurodeputado e antigo estudante da Faculdade de Letras (FLUP) Francisco Assis, proferir a intervenção de fundo da cerimónia.

O programa inclui ainda a homenagem aos funcionários aposentados, a atribuição de prémios escolares a estudantes que se tenham destacado pelas boas classificações obtidas, a entrega de diplomas aos novos doutorados e mestres e a atribuição do Prémio Centenário, criado no 100.º aniversário da FCUP para distinguir anualmente uma personalidade ou instituição que tenha contribuído para o prestígio da Faculdade.

O encerramento será da responsabilidade do Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo.

Juntamente com a Faculdade de Medicina, a Faculdade de Ciências foi uma das duas faculdades constituintes da Universidade do Porto, quando esta foi instituída pelo primeiro Governo da República, em março de 1911. A FCUP tem, por isso, a mesma idade da sua Universidade. Mas as suas origens remontam às primeiras experiências de Ensino Superior da cidade do Porto, nomeadamente a Aula de Náutica (1762), a Aula de Debuxo e Desenho (1779), a Academia Real de Marinha e Comércio (1803) e a Academia Politécnica (1837).