José Luís Carneiro, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, será o orador convidado do Dia da FCUP 2017.

A Faculdade de Ciências (FCUP), que esteve na génese da Universidade do Porto, também comemora este ano o seu centésimo sexto aniversário. Uma data que será assinalada na cerimónia do Dia da Faculdade de Ciências, a decorrer no dia 11 de outubro, às 14h30, no Auditório Ferreira da Silva da FCUP.

Este ano, a cerimónia terá como orador convidado o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro. Uma escolha justificada pelo facto de o mundo da diáspora portuguesa constituir uma oportunidade de inserção global da investigação e do conhecimento nacional e de Portugal continuar a ter nos seus emigrantes uma força de intervenção na vida internacional.

A diversidade, o conhecimento, a dedicação, o trabalho e o empenho da nossa comunidade académica é uma riqueza intransmissível que contribui decididamente para a construção do prestígio nacional e internacional da Faculdade de Ciências e, naturalmente, da Universidade do Porto. Deste modo, na cerimónia do seu aniversário, no Dia da Faculdade de Ciências, são homenageados os colaboradores aposentados, entregues as medalhas aos doutorados, atribuídos os prémios escolares aos estudantes melhor classificados nas diversas áreas científicas e, ainda, entregues os diplomas aos doutorados e aos mestres.

Ao longo dos últimos anos, foram várias as personalidades que partilharam este espírito no Dia da FCUP. Entre as quais, destacamos o então Bispo do Porto e atual Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, o Professor João Caraça, o Professor Cândido da Agra, o ex-presidente da República Jorge Sampaio, o Professor Henrique Leitão, o eurodeputado Francisco Assis e Sua Excelência o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Consulte aqui o programa completo do Dia da FCUP 2017.

Ver transmissão em direto