Ana Paula Laborinho é a oradora convidada do Dia da FCUP 2018. (Foto: DR)

Faculdade de Ciências (FCUP), uma das duas – juntamente com Medicina – que estiveram na génese da Universidade do Porto, também comemora este ano o seu centésimo sétimo aniversário. Uma data que será assinalada na cerimónia do Dia da Faculdade de Ciências, a decorrer no dia 10 de outubro, quarta-feira, às 14h30, no Auditório Ferreira da Silva da FCUP.

Este ano, a cerimónia terá como oradora convidada a diretora em Portugal da OEI, Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura, Ana Paula Laborinho, que irá fazer uma intervenção sobre a defesa e afirmação da educação, da ciência e da cultura no espaço iberoamericano.

Em dia de aniversário da FCUP, serão ainda homenageados os colaboradores aposentados, entregues as medalhas aos doutorados, atribuídos os prémios escolares aos estudantes melhor classificados nas diversas áreas científicas e, ainda, entregues os diplomas aos doutorados e aos mestres.

Ao longo dos últimos anos, foram várias as personalidades que se juntaram às celebrações do Dia da FCUP. Entre eles incluem-se D. Manuel Clemente, então Bispo do Porto e atual Cardeal Patriarca de Lisboa, o ex-presidente da República Jorge Sampaio, o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa,  eurodeputado Francisco Assis, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, ou os professores João Caraça, Cândido da Agra e Henrique Leitão,

O programa completo do Dia da FCUP 2018 pode ser consultado aqui.

Ver transmissão em direto.