Arte em Segredo

Obras vão estar expostas até 28 de junho, dia em que podem ser adquiridas pelos visitantes. (Foto: FBAUP)

E se por detrás de uma obra de arte anónima se escondesse o traço de alguns dos mais reconhecidos artistas da atualidade? Até ao próximo dia 28 de junho, resume-se assim o desafio proposto pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) aos visitantes de mais uma edição de “Arte em Segredo”, exposição que leva à Galeria dos Leões (anexa à Loja da U.Porto, situada no edifício da Reitoria) dezenas de obras de arte exclusivas, assinadas por figuras de renome da arte nacional e internacional.

A originalidade desta “festa” artística – inaugurada a 13 de junho – é que, tal como indica o seu título, os nomes dos autores de cada obra – especialmente criada para o efeito –  estarão escondidos do público e em segredo ficarão até à altura da aquisição – por um preço simbólico de 65 euros – de cada uma das peças. O objetivo é que os colecionadores e o público em geral apreciem e adquiram uma dada peça artística apenas motivados pelo gosto pessoal e não pela assinatura de quem a concebeu.

Respondendo ao desafio lançado pela FBAUP, dezenas de artistas (grande parte dos quais com formação na U.Porto) contribuíram com a sua doação para uma iniciativa que celebra simultaneamente  a qualidade do ensino artístico na cidade do Porto. Todo o lucro obtido a partir da venda das obras reverterá para a recuperação e restauro de alguns objetos pertencentes ao espólio da FBAUP.

As obras estarão expostas durante todo o evento, podendo ser adquiridas somente no último dia da exposição. Até lá, a mostra pode ser visitada, de segunda-feira a sábado, no horário da Loja da U.Porto, das 10h00 às 18h00.

entrada é livre.