Estudos recentes mostram que mais de 8 milhões de toneladas de plástico vão parar aos oceanos

A exposição é gratuita e estará patente até 25 de novembro no CMIA de Vila do Conde.

Mar de Plástico” é uma exposição, organizada pela Campanha Ocean Action do Centro Interdisciplinar de Investigação Científica e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR), que pretende “incentivar a reflexão crítica sobre o problema do lixo marinho e a necessidade da adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis pela população”, refere o coordenador da campanha, José Teixeira.

“A exposição utiliza assim diferentes ferramentas de comunicação com forte impacto visual e sensorial para atrair a atenção dos visitantes, alternando painéis com informação em formato essencialmente gráfico (infografia e ilustração), com objetos artísticos e elementos multimédia” explica o comissário da exposição.

A entrada na exposição é efetuada através de um corredor de objectos de plástico por onde os visitantes têm que passar de forma a sentirem o efeito opressivo da acumulação do plástico no meio marinho. Mais à frente encontra-se um supermercado de plástico constituído por uma infinidade de objectos de uso diário, recolhidos nas ações de limpeza de praias realizadas nesta Campanha. Estes objetos estão organizados e etiquetados como de um verdadeiro supermercado se tratasse, onde se pode visualizar a sua data de validade o tempo de vida esperado de cada objecto no mar, que em alguns casos passa os 500 anos.

Há ainda zonas para visionamento de vídeos, jogos lúdico-pedagógicos e um espaço para exposição de trabalhos premiados do concurso “Poluição do Oceano” organizado pela Campanha Ocean Action para escolas a nível nacional, com as modalidades reciclarte, cartaz de sensibilização, fotorreportagem e infografia. Ao longo dos próximos meses serão também dinamizadas atividades de ciência experimental e conversas com investigadores do CIIMAR sobre este tema.

A exposição gratuita, financiada pela EEA Grants, estará patente até 25 de novembro no CMIA de Vila do Conde, sendo possível a marcação de visitas escolares. A sua inauguração contou a apresentação da peça de teatro “Pérola no Mar de Plástico” realizada pelos alunos da ESAP (Escola Superior Artística do Porto).