Rodrigo Sarmento de Beires, o primeiro doutorado da Universidade do Porto.

Foi há 100 anos que a Universidade do Porto atribuiu o primeiro doutoramento da sua história. A 20 de junho de 1917, Rodrigo Sarmento de Beires – matemático que viria a desenvolver toda a sua carreira docente na U.Porto – doutorou-se em Ciências Matemáticas pela Faculdade de Ciências com a classificação de 19 valores, dando assim início a uma longa lista de estudantes doutorados pela Universidade do Porto.

Para assinalar a data, a Universidade do Porto organiza uma exposição biobibliográfica sobre o Professor Rodrigo Sarmento de Beires (1895 – 1974) que será inaugurada às 18 horas do dia 8 de setembro, sexta-feira, e que estará aberta ao público na Sala de Exposições Temporárias da Reitoria até 29 de setembro.

A exposição é uma retrospetiva da vida e obra do primeiro doutorado da U.Porto, partindo desse decisivo ano de 1917, apoiada em vasta documentação e materiais, que pretende dar a conhecer os métodos de trabalho da altura, muito diferentes dos de hoje, mas marcados por uma atitude de grande modernidade científica e pedagógica que em muito antecipou algumas das mais recentes conceções de ensino universitário.

Natural de Lisboa, onde nasceu a 16 de junho de 1895, Rodrigo Sarmento de Beires inscreveu-se na Universidade do Porto logo no primeiro ano da sua existência. De 1911 a 1915, frequentou o curso de Bacharelato em Ciências Matemáticas, doutorando-se dois anos mais tarde com a tese Teoria Geral das Cáusticas por Reflexão.

Por essa altura exercia já funções de docência, como Assistente da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, mas foi em 1923 que assumiu a regência do curso de Mecânica Celeste  e, posteriormente,  a do Curso de Mecânica Racional, em 1927, ano em que ascende à cátedra nesta área em que trabalhou ao longo de toda a sua carreira até à jubilação, em 1965. Sete anos antes havia assumido a direção do Centro de Estudos Matemáticos do Porto, em substituição de Ruy Luís Gomes.

Pode encontrar mais informações sobre a vida e obra de Rodrigo Sarmento de Beires na Galeria de Antigos Estudantes Ilustres da Universidade do Porto.