bobak

Bobak Ferdowsi ganhou notoriedade pública pelo seu mohawk durante a histórica aterragem da sonda Curiosity em Marte.

A exploração espacial, e mais especificamente a missão Mars Curiosity da NASA, é o tema da palestra a ser ministrada pelo engenheiro espacial, Bobak Ferdowsi. O evento acontece no auditório Ferreira da Silva, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), no dia 16 de outubro, às 15h30.

Bobak Ferdowsi é um dos cientistas responsáveis pela missão Curiosity da NASA. Ficou conhecido durante a  histórica aterragem da sonda Curiosity em Marte, a 6 de Agosto de 2012, devido ao seu extravagante penteado, às suas publicações nas redes sociais e por manter uma postura sorridente e relaxada num dos momentos mais importantes da exploração espacial. É também membro da equipa Jet Propulsion Laboratory da NASA e foi ainda o Gestor Científico na missão Cassini.

NASA Mars Rover

A Mars Curiosity Rover já deixou as sua marca na superfície de Marte (Foto: NASA/JPL-Caltech/MSSS)

Bobak Ferdowsi afirma que o seu segredo é assegurar-se de que desfruta de cada vitória ao longo do caminho. Há nove anos, quando a missão da Curiosity teve início, ninguém fazia a mais pequena ideia se o projeto iria ser bem ou mal sucedido. E foi assim que começou a aprender a viver para as pequenas vitórias que resolviam pequenos problemas em vez de esperar por um “grandioso feito” no final. “Acredito que, num projeto desta envergadura, ao qual cerca de 5 mil homens e mulheres devotaram o seu tempo e talento, este transforma-se num tremendo esforço de equipa, e com um objetivo tão singular que todos acabam por ser contagiados pela energia coletiva”, afirmou Ferdowsi.

Bobak Ferdowsi, tem 34 anos e obteve o seu diploma em Engenharia Aeronáutica na Universidade de Washington e realizou um mestrado no MIT na mesma área.

O evento tem o apoio da Embaixada dos Estados Unidos da América em Portugal e é aberto ao público (sala sujeita a lotação).