“A Evolução das Formas Urbanas de Lisboa e do Porto nos séculos XIX e XX”

Ao longo dos últimos dois séculos, a morfologia urbana de Lisboa e do Porto sofreu transformações profundas que condicionam o presente e o futuro das duas cidades. Recorrendo a um método inovador de análise morfológica, o redesenho cartográfico, Vitor Oliveira, investigador da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, estudou e interpretou esta evolução. O trabalho foi agora publicado em livro pela U.Porto Editorial sob o título “A evolução das formas urbanas de Lisboa e do Porto nos séculos XIX e XX, com lançamento marcado para o próximo dia 19 de junho. A apresentação da obra terá lugar na Fnac de Santa Catarina, no Porto, às 18h30, e ficará a cargo de Paulo Pinho, diretor do Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente da FEUP.

O livro estuda a evolução das formas urbanas de Lisboa e do Porto ao longo dos séculos XIX e XX, demonstrando que as duas cidades tiveram processos de expansão claramente distintos, com diferentes padrões em diferentes tempos e espaços. Analisa ainda o impacto dos grandes documentos de planeamento nas duas cidades, desde os Planos Gerais de Melhoramentos até aos atuais Planos Diretores Municipais. A identificação dos períodos morfológicos mais representativos da evolução de Lisboa e do Porto, caracterizando os seus elementos formais, constitui um dos aspetos inovadores da obra.

Relativamente à cidade do Porto, Vítor Oliveira sublinha “a expansão da cidade, na viragem para o século XX, apoiada em dois eixos Nascente-Poente, a Avenida da Boavista e a Rua da Constituição, com processos de desenvolvimento claramente distintos, (…) mas com um protagonismo semelhante na condução da cidade para Poente e para Norte.”

Em 2011 Vítor Oliveira  publicou, com a U.Porto Editorial, o livro “Avaliação em Planeamento Urbano”, obra que faz uma avaliação dos planos diretores em vigor nas cidades de Lisboa e Porto. Ambas as obras podem ser adquiridas na Loja da Universidade do Porto, presencialmente ou online, através do sítio da Loja.

Sobre o autor
Vítor Oliveira é investigador no Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente (CITTA / FEUP) e professor auxiliar na Universidade Lusófona do Porto. É arquiteto pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), mestre em Planeamento e Projeto do Ambiente Urbano (FAUP/FEUP) e doutor em Engenharia Civil (FEUP). É presidente da Rede Portuguesa de Morfologia Urbana (PNUM) e membro do Conselho Científico do International Seminar on Urban Form (ISUF). É editor da Revista de Morfologia Urbana e membro do quadro editorial da revista Urban Morphology. As suas áreas de investigação são a morfologia urbana, o planeamento urbano e a avaliação.