As melhores equipas universitárias de Voleibol de Praia da Europa vão encontrar-se no Porto de 23 a 28 de julho.

O Estádio junto ao Edifício Transparente já está preparado. Só faltam mesmo entrar em campo as mais de 48 equipas de toda a Europa que, de 23 a 28 de julho, vão disputar o 9º Campeonato Europeu Universitário de Voleibol de Praia, uma competição co-organizada pela Universidade do Porto que trará a Portugal o melhor do voleibol de praia universitário europeu.

Foi em 2011 que o Comité Executivo da Associação Europeia de Desporto Universitário (EUSA) atribuiu a Portugal esta prova inédita no calendário desportivo nacional. Sob a égide da Federação Académica de Desporto Universitário, a organização cabe à Universidade do Porto, Instituto Politécnico do Porto e Federação Académica do Porto.

Ao todo são 17 os países representados entre as 48 equipas que vão marcar presença nos cinco dias de um certame que deverá atrair mais de 2 mil pessoas às areias do Porto (a entrada é livre). Portugal é o país com mais duplas em competição (8), à frente da Polónia (6), Suíça (4), Alemanha (3), França (3), Noruega (3), Áustria (2), Croácia (2) Finlândia (2), Rússia (2), Turquia (2), Bélgica (1), Bulgária (1), Espanha (1), Israel (1), República Checa (1) e Reino Unido (1).

A apresentação pública do campeonato acontece às 11h0 desta quinta-feira, 18 de julho,  no Edifício Transparente, em paralelo com o último dia do Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Voleibol de Praia. A cerimónia de abertura do campeonato está agendada para dia 23 de juho, às 21h00.

Esta será a quarta prova de voleibol de praia que o Estádio do Edifício Transparente vai acolher no mês de julho. Para além  do Campeonato do Mundo Sub 19 (realizado de 11 a 14 de Julho e do CNU de Voleibol de Praia (17 e 18), o Estádio vai ainda “aquecer” para o Europeu de com o Campeonato Nacional Federado da modalidade, a disputar de 19 a 21 de julho.

Todas as informações sobre 9º Campeonato Europeu Universitário de Voleibol de Praia está disponível no site e na página de Facebook do evento.