Câmara do Porto será uma das entidades parceiras do do Europeu Universitário de Voleibol de Praia.

A Universidade do Porto, a Federação Académica do Porto (FAP) e o Instituto Politécnico do Porto (IPP), organizadores do Europeu Universitário de Voleibol de Praia 2013, têm estado a trabalhar em conjunto para a realização de “um dos melhores campeonatos europeu universitários de sempre”. Quem o afirma é o secretário-geral do comité organizador, Daniel Vieira, que vê este campeonato como “um momento impulsionador do desporto universitário no país e mais um marco desportivo na cidade do Porto”.

Apesar do campeonato ainda estar a sete meses de distância (22 a 28 de Julho de 2013), a comissão organizadora já tem vindo a dar alguns passos. No passado dia 6 de dezembro, foi formalizada a parceria da organização do europeu com a Câmara Municipal do Porto (CMP), no salão árabe do Palácio da Bolsa. O protocolo assinado pelo novo presidente da FAP, Rúben Alves, como presidente da comissão organizadora, e por Vladimiro Feliz, o vice-presidente da CMP e presidente do conselho de administração da empresa Porto Lazer, prevê o apoio da autarquia na criação das melhores condições para a realização do campeonato.

Internacionalmente, a competição também já dá cartas. No passado dia 16 de novembro, dois elementos da comissão organizadora voaram para Porto Roz, Eslovénia, para apresentar o relatório inicial do evento na reunião técnica dos Campeonatos Europeus Universitários de 2013 à Associação Europeia de Desporto Universitário (EUSA). Uma apresentação “que não poderia ter corrido melhor” afirma o secretário-geral, Daniel Vieira, que esteve presente nesta reunião juntamente com o Miguel Oliveira, vice-presidente da comissão organizadora.

Os dois membros da comissão organizadora apresentaram o primeiro vídeo promocional do evento, que recebeu vários elogios por parte dos membros da EUSA. Em grande destaque esteve a famosa campanha promocional “I Like”. “Depois desta reunião com a responsável técnica da EUSA de voleibol de praia percebemos que estamos no bom caminho para atingir o objetivo de organizarmos os melhores campeonatos europeus universitários de voleibol de praia”, afirma Daniel Vieira.

Recorde-se que este evento tem como padrinho o atleta olímpico de voleibol de para Miguel Maia, e já tem disponível website e facebook.