A revelação do painel de 3 m x 2,25 m, com a imagem comemorativa do 25º aniversário,ocorre em 60 centros de ciência espalhados por toda a Europa.

A revelação do painel de 3 m x 2,25 m, com a imagem comemorativa do 25º aniversário, ocorre em 60 centros de ciência espalhados por toda a Europa.

No próximo dia 23 de abril, a Agência Espacial Europeia (ESA), em parceria com centros de ciência por toda a Europa, comemora 25 anos de sucessos do Telescópio Espacial Hubble (ESA/NASA). Em Portugal, o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva será um dos palcos deste evento europeu, e além da revelação de um painel (com 6,75 metros quadrados), com uma imagem inédita, que marca um quarto de século do Hubble, vai promover várias atividades complementares desenvolvidas por investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).

No Planetário do Porto, onde recentemente foi instalado um novo sistema de projeção digital fulldome, o programa começa às 14h00, com a sessão “Hubble – 25 anos de descobertas”, uma produção imersiva original da equipa de divulgação do Centro de Astrofísica da U.Porto (CAUP), associação que gere o maior planetário digital do país.

Neste espaço da Universidade do Porto, os visitantes poderão ainda visitar as exposições “Da Terra aos confins do Universo” e “Astro Homus”. Para os mais novos estarão ainda disponíveis algumas experiências práticas.

Par além do Planetário do Porto, também o Planetário Calouste Gulbenkian, em Lisboa, se vai associar às comemorações dos 25 anos do Hubble. A partir das 21h30, terá ali lugar um conjunto de pequenas palestras sobre as contribuições do Hubble, apresentadas por investigadores do IA e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). Ismael Tereno estará “À procura dos faróis do Universo”, David Sobral fala d’ “O rei das galáxias distantes”, e Pedro Machado mostra “Uma janela para os sistemas planetários”.

Uma hora depois, a Sessão de planetário “Hubble Vision” antecede a revelação da imagem comemorativa, que será acompanhada de um pequeno espetáculo de música e efeitos visuais na cúpula do planetário.