EUGames 2014 | Remo | André Pereira O remador André Pereira, estudante da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), protagonizou esta sexta-feira o melhor resultado de sempre da U.Porto nos European Universities Games (EUGames), ao sagrar-se vice-campeão Europeu Universitário de Remo, na class skiff ligeiro.

Nas águas de Roterdão, cidade holandesa onde decorre a mais importante competição europeia do desporto universitário, André Pereira garantiu um lugar na Final 2 A depois de ter sido segundo classificado na eliminatória, atrás de Ursprung Johannes, da Universidade de Frankfurt (Alemanha). Na largada decisiva, o atleta do Sporting Clube de Portugal seria apenas ultrapassado por Michael Albisser, da Universidade de Lucerna (Suiça), garantindo assim a medalha de prata.

Para o futuro médico da U.Porto, a medalha nos EUGames 2014 encerra da melhor forma uma temporada notável ao nível do desporto universitário. Campeão Nacional universitário em skiff ligeiro e double scull ligeiro nos CNU’s 2014, André Pereira foi também considerado o melhor atleta masculino do ano na VI Gala do Desporto da Universidade do Porto.

Dos restantes resultados obtidos pela equipa de Remo da U. Porto, o destaque vai para o sexto lugar de Vítor Santos (Faculdade de Direito, FDUP) e Pedro Almeida (Faculdade de Engenharia, FEUP) na final A da competição de Shell 2. Já Joana Branco (FEUP), atual vice-campeã nacional universitária, foi sétima classificada na categoria de de skiff ligeiro, depois de ter vencido a Final B da competição.

Medalhas para a história

Com a prata de André Pereira, e depois do bronze conquistado pela equipa de Rugby feminino, a U.Porto soma já duas medalhas nos EUGames 2014. Trata-se de um feito inédito no historial da Universidade que, a uma semana do encerramento da competição, ocupa o 34ª posto no medalheiro.

Os EUGames2014 prosseguem até 8 de agosto, com mais quatro modalidades em competição. A U.Porto, que participa no certame com uma das maiores comitivas que uma universidade portuguesa alguma vez levou a uma competição internacional, vai ainda competir no Futebol de 7 feminino (2 a 8 de agosto). A Universidade estará também representada no torneio de de voleibol feminino (2 a 8 de agosto) pela Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto (AEFADEUP), atual campeã nacional da modalidade.

Os EUGames2014 podem ser acompanhados na página oficial do evento – em http://eugames2014.eu/ – ou através do Facebook.