Mundial de Voleibol Universitário 2014

Evento inédito em Portugal trouxe ao Porto alguns dos melhores atletas universitários de voleibol de praia da atualidade. (Foto: DR)

Repetiu-se o pódio de 2012, em Maceió (Brasil), mas, desta vez, tendo como palco as areias da Praia de Matosinhos. Os Estados Unidos e a Alemanha foram os grandes vencedores do 7.º Campeonato Mundial Universitário de Voleibol de Praia (WUCBeachVolley2014‬), competição coorganizada pela Universidade do Porto e que terminou este domingo, dia 27 de julho, com a presença de três duplas portuguesas no “top 10”.

No setor feminino, os Estados Unidos reavaliaram o título pelas mãos de Brittany Tiegs e Jace Pardon. Na final, a dupla norte-americana derrotou as alemãs K. Behrens e S. Seyfferth por 2-0 (21-18 e 21-12). O bronze foi para as espanholas P.Soria e Á.Lobato, seguidas das norueguesas V.Solvoll e I.Lunde.

Às portas do pódio, e a fechar o “top 5”, destaca-se a presença de Rosa Couto (campeã nacional universitária de voleibol de praia) e Marta Hurst, estudantes das faculdades de Farmácia (FFUP) e de Desporto (FADEUP), respetivamente, que assinaram assim a melhor prestação de Portugal nas areias de Matosinhos, baqueando apenas frente às novas vice-campeãs mundiais. Para Marta Hurst, a competição serviu também de preparação para os European Universities Games (EUGames2014), onde vai capitanear a equipa da AEFADEUP, atual campeã nacional universitária da modalidade.

Na competição masculina, T. Holler e Jonas Schröder (este pela segunda vez consecutiva) deram a vitória à Alemanha ao baterem os polacos M. Kosiak e M. Ruddi no jogo decisivo, também por 2-0 (21-18 e 21-11) . Na luta pelo terceiro e quarto lugar, os austríacos C. Dressler e T. Kunert levaram a melhor sobre F. Bastos/ D.Lazari, do Brasil.

No que às duplas portuguesas diz respeito, os melhores resultados tiveram sempre a assinatura da U.Porto,  instituição  mais representada entre as sete duplas em prova. No torneio feminino,  e para além do feito de Rosa Couto e Marta Hurst, o destaque vai para o nono lugar obtido por Joana Resende, estudante da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação (FCNAUP), e  Tânia Oliveira (Universidade Fernando Pessoa). Já Margarida Reis (Universidade Nova de Lisboa) e Maria Tinoco (Universidade de Lisboa) quedaram-se pelo 17º lugar entre as 26 duplas presentes na competição.

Nos homens, a melhor prestação nacional na Praia de Matosinhos foi alcançada pelo campeão nacional universitário Sebastião Alves (FADEUP) e João Simões (Universidade Fernando Pessoa), que, ao chegarem ao nono posto – entre 34 duplas -, garantiram mais um lugar para Portugal no “top 10”. As duplas compostas por Simão Teixeira (FADEUP) e L.Moreira (Instituto Politécnico do Porto) e  Filipe Pinto Tomás Silva, estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e da Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP), não foram além do 25º lugar.

Para trás ficam assim cinco dias de competição intensa, que trouxe ao Porto mais de 150 dos melhores atletas universitários de voleibol de praia da atualidade. Para a história fica também a organização exemplar – a cargo da da Universidade do Porto (U.Porto), do Instituto Politécnico do Porto (IPP) e da Federação Académica do Porto (FAP), sob a tutela da FAD – de um evento que, em paralelo com a vertente competitiva, cumpriu o objetivo de promover a prática desportiva  no meio universitário.

Mais informações sobre ‎WUCBeachVolley2014‬ no site do evento ou no Facebook.