Alimentacao300x200

Mais de 5000 pessoas em Portugal serão inquiridas sobre os seus hábitos alimentares e de atividade física.

Pela primeira vez desde 1980, será realizado em Portugal um Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (IAN-AF) com a missão de recolher dados sobre o consumo alimentar e sobre a atividade física dos portugueses, estabelecendo a sua relação com determinantes em saúde, nomeadamente os socioeconómicos.

Realizado por um consórcio de investigadores nacionais e estrangeiros, coordenado pela Universidade do Porto, este estudo irá avaliar os hábitos alimentares e a condição física de 5000 indivíduos com idades compreendidas entre os 3 meses e os 84 anos, residentes em todas as regiões do país, selecionados a partir do Registo de Utentes do Serviço Nacional de Saúde.

Os resultados do inquérito permitirão colmatar a falta de informação harmonizada sobre o consumo e os hábitos alimentares dos portugueses, permitindo, pela primeira vez em várias décadas, desenvolver políticas nutricionais favorecedoras da melhoria da saúde da população com base em dados concretos sobre os hábitos de consumo dos portugueses.

Os objetivos específicos do IAN-AF passam pela avaliação do consumo alimentar, incluindo alimentos, nutrientes, suplementos alimentares/nutricionais e outros comportamentos alimentares de risco; contaminantes alimentares e riscos biológicos; e insegurança alimentar; bem como a avaliação dos níveis de atividade física, incluindo comportamentos sedentários e atividades desportivas; e a caracterização das dimensões alimentares, de atividade física e antropométricas por região, de acordo com a condição socioeconómica e outros determinantes em saúde.

A recolha da informação é baseada em instrumentos harmonizados de acordo com as recomendações da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos, o que permitirá estabelecer comparações a nível europeu.

O projeto é apoiado pelo programa EEAGrants – Iniciativas em Saúde Pública e o consórcio definido para o conduzir envolve instituições da Universidade do Porto (faculdades de Medicina, de Ciências da Nutrição e Alimentação e de Desporto), da Universidade de Lisboa (faculdades de Medicina e de Motricidade Humana) e da Universidade de Oslo (Faculdade de Medicina), o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e a empresa SilicoLife.

A sessão de lançamento do novo Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física realiza-se às 11 horas do dia 18 de setembro de 2015, no Auditório do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, com a presença do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa.