(foto: D.R.)

Pedro Aires Montenegro no momento da entrega do prémio (foto: D.R.)

Pedro Aires Montenegro, investigador do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP),  venceu o Young Researcher Best Paper Competition, prémio atribuído ao melhor trabalho presente na conferência Railways 2016 – Third International Conference on  Railway Technology: Research, Development and Maintenance”.

Intitulado “Assessment of the running safety of a high-speed train moving over a bridge subjected to moderate earthquakes”, o artigo premiado foi orientado por Rui Calçada, professor e investigador da FEUP, e  aborda a aplicação de uma metodologia de interação ponte-comboio a um caso real, avaliando a segurança de um comboio de alta velocidade a circular sobre um viaduto sujeito a ações sísmicas moderadas.

Numa primeira parte, o trabalho introduz de forma breve a metodologia de interação ponte-comboio desenvolvida e os exemplos de validação da mesma. De seguida, faz uma descrição do viaduto e comboio adotados bem como da metodologia simplificada para avaliação do comportamento dos pilares em condições sísmicas.

Finalmente, apresenta os resultados da análise de segurança, concluindo que, mesmo para sismos moderados que não põem em causa a integridade estrutural, a segurança de circulação ferroviária pode ser afetada dependendo do nível de irregularidade da via.

Fruto do trabalho desenvolvido ao longo do doutoramento e espelhado no artigo premiado, Pedro Montenegro e Rui Calçada encontram-se de momento a orientar uma tese de doutoramento onde se pretende desenvolver estudos experimentais para reforçar a validação da metodologia desenvolvida, bem como a aplicação a novos casos de estudo relacionados com a segurança de comboios em pontes atuados por ventos laterais.

A distinção foi entregue na sessão de abertura da “Third International Conference on  Railway Technology: Research, Development and Maintenance”, que decorreu em Cagliari, Itália, de 5 a 8 de abril de 2016.

O artigo pode ser consultado aqui.