O SUMMARY foi convidado para participar na Bienal de Veneza, em 2016. (Foto: DR)

O SUMMARY, estúdio de arquitetura incubado no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, é um dos cinco finalistas do concurso internacional YAP MAXXI. A iniciativa é organizada conjuntamente pelo MoMA (The Museum of Modern Art, EUA), MAXXI (Museo nazionale delle Arti del XXI secolo, Itália) e Future Architecture Platform.

Este concurso internacional desafia arquitetos emergentes e inovadores a criarem uma instalação temporária aberta ao público a construir na área exterior do MAXXI, o aclamado museu de arte contemporânea desenhado por Zaha Hadid. O objetivo passa por criar novas soluções de espaços para performances e exposições, dando particular importância a temas como sustentabilidade, reciclagem e reutilização de materiais.

Criado por Samuel Gonçalves, antigo estudante da  Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), o estúdio SUMMARY desenvolveu o projeto “GOMOS”, um sistema modular inovador que permite construir edifícios de betão armado em tempo recorde. Os módulos, já com acabamentos exteriores e interiores, são produzidos em fábrica durante três meses e montados em cerca de três dias.

O trabalho do estúdio portuense ficará exposto de junho a agosto deste ano no MAXXI, em Roma. Esta é, de resto, a segunda “viagem” do estúdio a Itália, depois de, em 2016, ter integrado a exposição principal da Bienal de Arquitetura de Veneza.