Estúdio de arquitetura mais jovem da Bienal de Veneza está no UPTEC

Sistema modular criado pelo SUMMARY permite construir edifícios de betão armado em tempo recorde

Sistema modular criado pelo SUMMARY permite construir edifícios de betão armado em tempo recorde

SUMMARY é o estúdio de arquitetura mais jovem convidado para participar na edição deste ano da Bienal de Veneza. É português, está incubado no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e foi criado em 2015 pelo arquiteto Samuel Gonçalves, antigo estudante da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP). 

Na sua passagem por Veneza, o estúdio irá apresentar uma instalação original, designada “Infrastructure – Structure – Architecture”, a qual propõe uma resposta concreta para um dos principais desafios da arquitetura contemporânea: acelerar e simplificar os processos construtivos.

Na apresentação feita pelo estúdio SUMMARY constará o projecto “GOMOS”, um sistema modular inovador que permite construir edifícios de betão armado em tempo recorde. Os módulos, já com acabamentos exteriores e interiores, são produzidos em fábrica durante três meses e montados em cerca de três dias.

“Com este e outros projetos, procuramos soluções arquitetónicas que não se foquem apenas na obtenção de um bom resultado final, mas também na otimização dos recursos e do tempo necessários para o atingir”, refere Samuel Gonçalves.

A participação de SUMMARY na Bienal conta com o apoio da AECA – Associação Empresarial de Cambra e Arouca, da Building Pictures, da Câmara Municipal de Arouca, da Câmara Municipal do Porto, do Grupo Farcimar e da SDD – Soluções em Madeira.

Nomes aclamados da arquitetura internacional como Peter Zumthor, SANAA, Norman Foster ou Studio Mumbai integram a lista de arquitetos convidados pelo curador do evento Alejandro Aravena, vencedor do prémio Pritzker 2016. Para além de SUMMARY, outros seis estúdios portugueses vão marcar presença na Bienal: Aires Mateus, Inês Lobo Arquitectos , João Luís Carrilho da Graça, menos é mais, Paulo David e Souto Moura – Arquitectos, S.A. A representação nacional será ainda marcada pelo projecto “NEIGHBOURHOOD: Where Alvaro meets Aldo”, proposta desenvolvida por Nuno Grande e Roberto Cremascoli, envolvendo trabalhos de Álvaro Siza e Aldo Rossi.

A iniciativa irá juntar 88 estúdios de arquitetura de 37 países diferentes e decorre entre 28 de maio e 27 de novembro. A instalação de SUMMARY poderá ser visitada durante este período, na área exterior junto ao “Tese delle Vergini”.