Estúdio de arquitetura mais jovem da Bienal de Veneza está no UPTEC

Sistema modular criado pelo SUMMARY permite construir edifícios de betão armado em tempo recorde

SUMMARY é o estúdio de arquitetura mais jovem convidado para participar na edição deste ano da Bienal de Veneza. É português, está incubado no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e foi criado em 2015 pelo arquiteto Samuel Gonçalves, antigo estudante da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP).

Na sua passagem por Veneza, o estúdio irá apresentar uma instalação original, designada “Infrastructure – Structure – Architecture”, a qual propõe uma resposta concreta para um dos principais desafios da arquitetura contemporânea: acelerar e simplificar os processos construtivos.

Na apresentação feita pelo estúdio SUMMARY constará o projecto “GOMOS”, um sistema modular inovador que permite construir edifícios de betão armado em tempo recorde. Os módulos, já com acabamentos exteriores e interiores, são produzidos em fábrica durante três meses e montados em cerca de três dias.

“Com este e outros projetos, procuramos soluções arquitetónicas que não se foquem apenas na obtenção de um bom resultado final, mas também na otimização dos recursos e do tempo necessários para o atingir”, refere Samuel Gonçalves.

A participação de SUMMARY na Bienal conta com o apoio da AECA – Associação Empresarial de Cambra e Arouca, da Building Pictures, da Câmara Municipal de Arouca, da Câmara Municipal do Porto, do Grupo Farcimar e da SDD – Soluções em Madeira.

Nomes aclamados da arquitetura internacional como Peter Zumthor, SANAA, Norman Foster ou Studio Mumbai integram a lista de arquitetos convidados pelo curador do evento Alejandro Aravena, vencedor do prémio Pritzker 2016. Para além de SUMMARY, outros seis estúdios portugueses vão marcar presença na Bienal: Aires Mateus, Inês Lobo Arquitectos , João Luís Carrilho da Graça, menos é mais, Paulo David e Souto Moura – Arquitectos, S.A. A representação nacional será ainda marcada pelo projecto “NEIGHBOURHOOD: Where Alvaro meets Aldo”, proposta desenvolvida por Nuno Grande e Roberto Cremascoli, envolvendo trabalhos de Álvaro Siza e Aldo Rossi.

A iniciativa irá juntar 88 estúdios de arquitetura de 37 países diferentes e decorre entre 28 de maio e 27 de novembro. A instalação de SUMMARY poderá ser visitada durante este período, na área exterior junto ao “Tese delle Vergini”.