O DFL, grupo de investigação do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) da FAUP, conta com um braço robótico único no país que permite desempenhar várias tarefas do ponto de vista da produção.

O DFL, grupo de investigação do CEAU-FAUP, conta com um braço robótico único no país que permite desempenhar várias tarefas do ponto de vista da produção.

O grupo de investigação DFL (Digital Fabrication Laboratory) do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (CEAU-FAUP) vai organizar, na última semana de janeiro, um workshop intensivo sobre ‘Ferramentas Digitais e Robótica em Arquitectura’, que contará com a participação de 65 estudantes da Universidade Árabe de Beirute (BAU), do Líbano.

Coordenado por José Pedro Sousa, Professor Auxiliar da FAUP e coordenador do grupo de investigação DFL do CEAU-FAUP, e Maruan Halabi, Professor na BAU, este workshop tem como objetivo dar a experimentar alguns dos processos de desenho e fabricação digital mais avançados para assistir o desenvolvimento do projecto em arquitetura. 

Para o efeito, e tendo como base o laboratório do DFL, instalado paredes-meias com o Polo das Indústrias Criativas do Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto (UPTEC PINC), os participantes serão divididos em grupos para explorarem três temas de investigação. São eles as estruturas com blocos de cortiça, os painéis decorativos com Valchromat e as formas livres em EPS.

Para esta experiência, os estudantes serão introduzidos ao uso das estratégias de desenho computacional e fabricação robótica mais relevantes. O Workshop será concluído com a materialização de protótipos à escala 1:1 de uma seleção das soluções desenvolvidas.

O DFL – Digital Fabrication Lab do CEAU-FAUP, cujo novo espaço foi inaugurado em março de 2015, tem como missão apoiar atividades de investigação e divulgação sobre o uso de tecnologias avançadas de desenho e fabricação digital em arquitetura.