Estudantes FLUP com mapa

Mais de 350 estudantes da U.Porto são esperados nas 24 sessões temáticas que compõem o programa do evento.

O Serviço de Relações Internacionais da Universidade do Porto promove, ao longo desta semana (18 a 22 de maio),  a 1.ª Edição do Projeto de Intercâmbio Cultural de Mobilidade, uma iniciativa que tem como objetivo preparar os estudantes da U.Porto  que vão participar em programas de mobilidade no ano letivo 2015/16, colocando-os em contacto com estudantes internacionais da Universidade oriundos dos países que eles elegeram para realizar os seu período de estudos.

O evento arrancou a 18 de maio e e integra um total de 24 sessões orientadas por 27 estudantes internacionais convidados. A estes cabe assumir o papel de Embaixadores dos seus países, partilhando com os colegas portugueses um conjunto de factos interessantes e informações úteis sobre o seu país e a sua cultura, bem como conselhos práticos para o dia-a-dia dos estudantes.

sessao_cultural_sri

Em cada sessão, um estudante internacional assume o papel de Embaixador do seu país perante os estudantes de mobilidade OUT da U.Porto.

O “roteiro” do projeto inclui passagens por Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil (2), Chile, Croácia, Eslovénia, Espanha (2), Finlândia, França (2), Grécia, Holanda, Hungria, Itália (2), México, Polónia, República Checa, Roménia, Turquia, e Reino Unido. As sessões têm lugar nos espaços da Reitoria da Universidade do Porto.

Nos dois últimos dias do evento (21 e 22 de maio) haverá ainda sessões sobre a Bélgica, Finlândia, Itália, Polónia, França, Espanha, Turquia, Eslovénia e Roménia. Os estudantes interessados devem confirmar presença através do e-mail [email protected].

Recorde-se que, só em 2014/2015, a Universidade do Porto acolhe 1709 estudantes internacionais ao abrigo de programas de mobilidade internacional. Em sentido contrário, 1077 estudantes da U.Porto tiveram a oportunidade de rumar aos quatro cantos do mundo para realizar um período de estudos em universidades parceiras da U.Porto.