Estudantes internacionais na CordoariaServir uma refeição ao sem-abrigo da cidade, visitar um canil e participar numa recolha de donativos para instituições de solidariedade. Estas são algumas atividades que os estudantes de mobilidade internacional da Universidade vão realizar ao longo dos próximos dias (7 a 13 de novembro), no âmbito da Semana SocialErasmus, promovida pela Erasmus Student Network – Porto (ESN-Porto).

Porque “o Erasmus não é só festas”. É esse o lema de uma iniciativa que, ao longo de toda a semana, vai levar os estudantes a vários pontos da cidade para desenvolverem ações de voluntariado em domínios tão variados como o combate à pobreza, a defesa do ambiente ou a proteção dos animais. Pelo meio, terão a oportunidade de conhecer mais de perto uma franja da comunidade local com a qual não se cruzam normalmente, valorizando desta forma ainda mais a sua experiência de mobilidade na cidade.

A semana arranca a 7 de novembro, dia em que um grupo de estudantes vai deslocar-se até várias escolas do Porto para falar do seu país de origem às crianças e jovens da cidade. Um dia depois, o destino será o Centro de Dia Para Idosos do Bonfim, onde os estudantes terão a oportunidade de interagir com os utentes ao longo de um programa que inclui jogos tradicionais, momentos de convívio e uma atuação da Tuna da Faculdade de Direito da U.Porto (TAFDUP).

No dia 9, os estudantes vão vestir a pele de voluntários da CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo, enquanto distribuem o jantar a um grupo de sem-abrigo do Porto. Segue-se uma visita à Associação MIDAS (dia 10), espaço onde terão a possibilidade de conhecer e interagir com alguns dos animais que habitma o centro de acolhimento daquela instituição.

O fim-de-semana trará mais atividades, a começar logo pela noite de sexta-feira (11 de outubro), dia em que a crise dos refugiados será o mote para um debate, seguido de churrasco de S.Martinho, a decorrer nas instalações da Associação de Estudnates da Faculdade de Engenheria (AEFEUP). Para o fim da semana estão ainda reservadas uma limpeza do Rio Douro na zona do Cabedelo, Vila Nova de Gaia (12 de novembro) e uma recolha de donativos 813 de novembro) que serão entregues posteriormente a instituições de solidariedade social da cidade.

Mais informações aqui.