Magusto Internacional 2015

Evento visa  dar a conhecer as tradições portuguesas de São Martinho aos estudantes que estão na U.Porto ao abrigo de programas de mobilidade internacional. (Fotos: Egídio Santos / U.Porto)

Às 16h30 da próxima quarta-feira, dia 9 de novembro, os estudantes internacionais da Universidade do Porto vão reunir-se na Praça Gomes Teixeira (em frente à Reitoria da U.Porto, aos Clérigos) para festejarem o seu primeiro tradicional Magusto português.

Este Magusto Internacional da Universidade do Porto pretende dar a conhecer as tradições portuguesas de São Martinho aos jovens estrangeiros que se encontram a estudar na U.Porto ao abrigo de programas de mobilidade internacional como o Programa Erasmus+.

Cerca de 300 estudantes internacionais vão participar nesta tradicional festa de São Martinho em plena Baixa da cidade do Porto, onde não faltará a imprescindível castanha assada e a música tradicional portuguesa dará o mote para uma das mais populares festividades portuguesas.

Aos estudantes internacionais vão ainda juntar-se os estudantes portugueses da Universidade do Porto que vão realizar um período de mobilidade no estrangeiro durante o segundo semestre deste ano e que, ao longo da tarde de quarta-feira, estarão na Reitoria para participar numa sessão de preparação das suas mobilidades.

Recorde-se que só no primeiro semestre deste ano letivo, 1.319 estudantes de 88 países diferentes escolheram a Universidade do Porto para completar um período de estudos no estrangeiro. Alguns chegaram de países tão longínquos como o Cazaquistão, a China, o Chile, o Egipto ou o Vietname, ainda que o Brasil (409 estudantes), a Espanha (161), a Itália (127), a Alemanha (70) e a Polónia (63) sejam as nações mais representadas entre este grupo de estudantes internacionais.

A estes 1.319 novos estudantes em mobilidade internacional, somam-se ainda os cerca de 2.000 estudantes estrangeiros de grau da U.Porto que estão já na universidade a realizar um curso completo. Até ao final do ano letivo 2016/17, a Universidade do Porto espera acolher no total perto de 4.000 estudantes e investigadores internacionais, o que representa já cerca de 13% do número total de estudantes da instituição.