Natal Internacional 2014 Foi em clima natalício que a Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP) acolheu, no passado dia 11 de dezembro, o “Christmas get Together”,  uma iniciativa da Universidade que reuniu mais de 200 estudantes portugueses e internacionais de mobilidade numa comemoração antecipada do Natal.

Ao longo da tarde, os estudantes puderam interagir, conhecer novas culturas e participar em mais um momento de integração e acolhimento promovido pela Universidade do Porto. E porque “era” Natal, não faltou também a tradicional trocas de prendas, atuações musicais de grupos estudantis, muita música e as iguarias típicas da época.

Márcia Betânia, de 44 anos, vai voltar para o Brasil ainda este mês e garante que vai “sentir muita falta dos encontros realizados pela Universidade”. A fazer três meses de mobilidade do doutoramento na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da U.Porto (FPCEUP), a estudante ressalta que nestes encontros é que é possível conhecer gente de todos os lugares do mundo: “aqui é um ponto de partida e é muito interessante. Realmente mobiliza as pessoas”, finaliza.

Para a angolana Kâmia Domingos, de 28 anos e mestranda em Gestão Comercial na Faculdade de Economia na U.Porto (FEP) “um encontro como este é muito bom. É uma confraternização entre culturas, um intercâmbio e, também, é uma forma de não se sentir sozinha”.

Organizado pelo Serviço de Relações Internacionais da U.Porto, o evento visou então unir as diversas culturas que a Universidade recebe anualmente. Luísa Capitão, coordenadora de mobilidade, realça que “é importante dar uma atenção especial a este tipo de evento, pois permite reforçar as relações entre a Universidade e os estudantes e entre os próprios estudantes também”. Segundo a respnsável, “um evento, como a celebração natalícia, é concebido para minimizar o choque cultural entre os estudantes”.

Descobrir novas culturas foi o que levou à FDUP o egípcio Ahmed Mogheth, de 24 anos, e estudante de Mestrado em Finanças e Administração na FEP. De acordo com o estudante, “os encontros é uma forma de fazer novos amigos, conhecer novas culturas e gente de vários locais”.

Só este ano letivo, a U.Porto espera receber perto de 4 mil estudantes estrangeiros, representantes dos cinco continentes, sendo que 1178 estudantes chegaram no primeiro semestre através de programas internacionais de mobilidade como o programa Erasmus.