Henrique Cruz, João Cunha e Nuno Carneiro da FEUP e Xavier Azcue do IST constituem a equipa vencedora de 2013 (foto:DR)

É a maior prova europeia de “case studies” para estudantes de Engenharia Industrial e Gestão. Chama-se TIMES – Tournament In Management and Enginee­ring Skills – e reúne cerca de 1000 participantes, que utilizam os seus conhecimentos interdisciplina­res de gestão e engenharia na resolução de casos de estudo que simulam a realidade em tempo record.

Promovida pela European Students of Industrial Engineering and Management (ESTIEM) a competição está dividida em três fases: Qualificações Locais (LQ), Semi Finais e Final. As LQ de 2014 realizam-se em 69 dos 72 Grupos Locais da ESTIEM, incluindo a cidade do Porto. A LQ do Porto realiza-se no dia 14 de dezembro na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e abrange 8 equipas (de quatro elementos cada). Nesta fase, estudantes locais da Universidade competem entre si para decidir a equipa que passa à fase  Semi-Final. A equipa vencedora fica apurada para representar o Porto em Ankara-METU, na Turquia. O Patrocinador oficial da LQ do Porto é o Banco BIC.

Passadas as LQ, realizam-se as Semi-finais, sendo uma delas também no Porto. De 4 a 8 de março, oito equipas vindas de Sevilha, Bremen, Eindhoven, Hamburgo, Ghent, Aveiro, Coimbra e Lisboa disputam um lugar na Final, em Trondheim, Noruega.

A equipa vencedora na Final será galardoada com o Título de “Engenheiros Industriais do Ano”. Este título foi em 2013 atribuído à equipa do Porto, que reuniu três estudantes da FEUP e um outro do Instituto Superior Técnico (IST).

A ESTIEM é uma rede europeia de estudantes de Engenharia Industrial e Gestão, em constante crescimento, abrangendo atualmente mais de 50.000 membros dispersos por 28 países diferentes com representação em 72 universidades. Conheça mais sobre a competição promovida por esta rede clicando aqui.