marisa_matias

A eurodeputada Marisa Matias encabeça a lista de oradores da conferência. (Foto: Esquerda.net)

Marisa Matias, eurodeputada e candidata à Presidência da República, Manuel Cunha, vice-presidente da Amnistia Internacional Portugal, André Matos, docente da Universidade Portucalense e a irmã Irene Guia, membro da Plataforma de Apoio aos Refugiados, serão os intervenientes da “Conferência sobre a Europa e os Refugiados” que o Núcleo de Relações Internacionais da Universidade do Porto (NERIUP) promove no próximo dia 7 de dezembro, no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto.

Que tipo de Europa queremos ser? A que alberga os refugiados e os ajuda a encontrar uma vida em paz distante de conflitos armados? Ou a que os recusa em prol de uma maior segurança ou estabilidade social? Estas são algumas das questões que estarão em debate nesta iniciativa dos estudantes da Licenciatura de Línguas e Relações Internacionais e do Mestrado de História, Relações Internacionais e Cooperação da Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP).

Para dar o seu testemunho e balizar a discussão, o NERIUP reuniu um painel de especialistas em Relações Internacionais com contacto direto com órgãos da União Europeia e com experiência e informação concreta sobre a receção de refugiados na União Europeia.

A conferência terá início às 10h30 com a sessão de abertura a cargo do diretor do curso de Línguas e Relações Internacionais e o presidente do NERIUP. Pelas 11h30, será a vez de Marisa Matias, André Matos e o vice-presidente da Amnistia Internacional fazerem a sua intervenção. Durante a tarde, a partir das 14h00, a conferência abre o período de debate entre os intervenientes e o público presente, encerrando os trabalhos pelas 16h00.

A “Conferência sobre a Europa e os Refugiados” tem entrada livre para toda a comunidade académica. Os interessados só necessitam de se registar previamente através do email [email protected]. Todos os participantes vão receber um diploma de participação no final da conferência.

Mais informações na página de Facebook do NERIUP.