Cerimónia da Bata Branca | FMUPA Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) vai acolher esta segunda-feira, dia 12 de setembro, a partir das 14h30, a VI Sessão ‘Transição para o Ciclo Clínico do Curso de Mestrado Integrado em Medicina da FMUP’, evento que inclui a V Cerimónia da Bata Branca.

Esta sessão tem como objetivos principais “preparar e integrar os estudantes que acabam de transitar para o ciclo clínico do curso do MIMED, dando-lhes a conhecer as novas condições físicas, de estudo e aprendizagem, bem como promover uma maior consciencialização do profissionalismo médico”.

Com a Cerimónia da Bata Branca pretende por sua vez assinalar-se um ponto de viragem importante no percurso académico dos estudantes. Com ele procura-se “consciencializar os estudantes dos valores e princípios que orientam a relação de um médico com a sociedade e seus pacientes”, relembrando as responsabilidades humanas e a importância da compaixão e da empatia nesta profissão, através da imposição de um símbolo associado à prática clínica em todo o Mundo – a bata.

Promovido pelo Departamento de Educação e Simulação Médica em colaboração com a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da U.Porto (AEFMUP) e com o Centro Hospitalar de São João, o evento é aberto a toda a comunidade escolar e hospitalar.

O programa da VI Sessão ‘Transição para o Ciclo Clínico do Curso de Mestrado Integrado em Medicina da FMUP’ pode ser consultado aqui.