Ciclo de Cinema Médico arranca a 7 de abril com a exibição de “Voando Sobre um Ninho de Cucos”.

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) promove, entre os meses de abril e junho , um “Ciclo de Cinema Médico”, cujo tema central é a medicina e a relação entre médico e paciente.

A iniciativa partiu dos estudantes da Comissão de Curso 09-15 do 5º ano da FMUP que considera que não é só com os livros que se aprende. Por isso mesmo, os participantes poderão assistir a grandes obras cinematográficas como Voando Sobre um Ninho de Cucos de Milos Forman, Patch Adams de Tom Shadyac, Wit de Mike Nichols e ainda Philadelphia de Jonathan Demme. No final de cada sessão, haverá um comentário feito por um docente e/ou médico da área de saúde abordada no filme.

O ciclo arranca no dia 7 de abril, segunda-feira, com a exibição de Voando Sobre um Ninho de Cucos, que conta a história de McMurphy (Jack Nicholson), um homem que, para escapar a uma pena de prisão, resolve fingir-se de doente mental e é internado num hospital psiquiátrico onde convive com outros pacientes e é acompanhado por uma equipa de médicos que tenta perceber se este tem problemas mentais, como afirma. Os comentários estarão a cargo de de Roma Torres, diretor da Clínica de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de São João (HSJ).

As apresentações dos filmes decorrerão sempre às 21 horas no Auditório do Centro de Investigação da Médica (CIM) da FMUP. A entrada é livre.

Mais informações sobre o ciclo no site da Comissão de Curso do 5º ano da FMUP.