Estudantes da FMUP

Iniciatia vai levar 130 estudantes a instituições como a Liga Portuguesa contra o Cancro, o Centro Social da Legião da Boa Vontade ou a Médicos do Mundo. (Fotos: Egídio Santos / U.Porto)

Dois anos depois de ter inaugurado uma “cadeira” dedicada ao voluntariado dos futuros médicos, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) celebra no dia 20 de outubro, às 15h00, na Aula Magna, o “Dia da Formação Social e Humana 2016”. A data será assinalada com a realização de uma sessão de assinatura dos protocolos de cooperação entre a FMUP e as 32 instituições que vão acolher os estudantes da Faculdade no âmbito da unidade curricular (UC) de Formação Social e Humana, durante o ano letivo 2016/2017.

Na sessão, vão intervir Manuel José Fontes de Carvalho (pró-reitor da Universidade do Porto), D. António Augusto (Bispo Auxiliar do Porto), Maria Amélia Ferreira (diretora da FMUP), Manuel Nuno Alçada (professor da FMUP e regente da UC de Formação Social e Humana) e Francisco Vieira (presidente da Associação de Estudantes da FMUP).

Esta “é uma forma da FMUP reconhecer as instituições onde os estudantes realizam as suas ações de voluntariado”, explica Manuel Nuno Alçada, lembrando que só neste 1.º semestre a referida UC contará com a participação de 130 estudantes.

Da parte das instituições de solidariedade social que colaboram no ensino desta UC da FMUP constam a Liga Portuguesa contra o Cancro, o Centro Social da Legião da Boa Vontade, a Casa Ronald McDonald do Porto, a Médicos do Mundo, entre outras.