Medição dos níveis de glicemia e tensão arterial fazem parte do conjunto de rastreios disponibilizados.

Ainda agora começou o ano letivo e os estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) já estão com a agenda cheia. Entre esta quinta-feira, 12 de setembro e domingo, dia 14, um grupo de 25 futuros médicos vai estar em Vila Real (na Praça do Município, junto à Câmara Municipal), para realizar rastreios gratuitos à população desta localidade.

De acordo com a Mafalda Mourisco, membro da Associação de Estudantes da FMUP, entidade responsável por esta iniciativa, “a população de Vila Real poderá acorrer aos stands, entre as 10h30 e as 20h, para realizar testes à diabetes e à hipertensão arterial, e obter informações sobre estilos de vida mais saudáveis e diminuição de comportamentos de risco para a saúde”.

Os mais pequenos também vão poder usufruir deste serviço de saúde ambulante. Isto porque os estudantes vão transportar para Vila Real um “Mini Hospital dos Pequeninos”. Assim, as crianças podem levar os seus bonecos doentes aos “senhores doutores”. Para além de zelarem pela saúde dos seus brinquedos, os petizes poderão perder o medo de médicos, de consultórios e de batas brancas, através da criação de associações positivas no momento de interação com os profissionais deste hospital tão especial.

Através deste projeto, a Associação de Estudantes pretende envolver os estudantes FMUP em atividades que visem a educação da população para a saúde, melhorar as competências de comunicação dos futuros médicos com diferentes grupos da população (crianças, idosos, entre outros) e, ao mesmo tempo, favorecer a ligação da Faculdade à comunidade.