Os mais idosos, como a Senhora Fernanda, gostariam que estas iniciativas se repetissem. (Fotos: DR)

Promover atividades de convívio com os idosos de Alcobertas e alertar os mais jovens para os perigos do consumo de droga. Foi com esta dupla “missão” que, nos passados dias 11 e 12 de março, a Associação de Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (AEFFUP) se deslocou até Alcobertas para desenvolver uma ação de voluntariado junto da população daquela localidade do distrito de Santarém

Sob o lema “O voluntariado faz-se em qualquer lugar”, a ação desenvolveu-se junto de lares e grupos de catequese locais, e teve um saldo positivo. Nas palavras de João Rosa, estudante do 4º ano do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF) na FFUP “a partir do momento que temos os idosos a pedirem-nos para lá voltar mais vezes é sinal que se sentiram bem com a nossa presença, e que isso fez a diferença.”

Palavras atestadas pela Sra. Fernanda, habitante da freguesia, para quem “iniciativas como estas são de louvar e deveriam fazê-las mais vezes”. “Foi incrível ouvir que já não jogavam cartas há imenso tempo, ou que já não pintavam há anos”, completa João Rosa.

Em relação à sensibilização dos mais jovens para o consumo de drogas, Mónica Gomes, estudante do 4.º ano do MICF refere que “na catequese conseguimos transmitir um pouco do nosso conhecimento aos adolescentes, sensibilizando-os e alertando-os para o flagelo das drogas”. Um alerta com importância uma vez que “em Alcobertas o contacto com as drogas é muito frequente e precoce entre os mais jovens.”

A ação de solidariedade foi organizada e promovida pelo Departamento de Intervenção Social, Educação e Promoção para a Saúde da AEFFUP, em parceria com o Padre da Freguesia de Alcobertas.