Estudantes de Engenharia Civil representam Portugal na Turquia

Os estudantes da FEUP que representaram Portugal neste congresso foram o Bernardo Machado, Sérgio Vallejo, João Ferreira e Maryana Berezyak.

Os estudantes da FEUP que representaram Portugal: Bernardo Machado, Sérgio Vallejo, João Ferreira e Maryana Berezyak. (Foto: DR)

Uma comitiva de quatro estudantes de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade Porto (FEUP) esteve na Turquia, na cidade de Istambul, de 12 a 18 de outubro, no âmbito do Academic Congress of Civil Engineering Students (ACCESS). O congresso foi organizado pelo comité local Boğaziçi (Istambul), sucedendo ao ACCESS´14 que teve lugar na cidade do Porto, e tem como objetivo o intercâmbio a nível técnico, social e cultural entre os mais de 25 comités locais da Associação Internacional de Estudantes de Engenharia Civil (IACES) espalhados pela Europa, Ásia, América e África.

Durante a semana em que decorreu o ACCESS’15 os estudantes tiveram a possibilidade de participar em cursos, workshops e concursos relacionados com a temática da atividade sísmica aplicada à engenharia civil e de visitar a mega construção da ponte Izmit Bay, que será a quarta maior ponte suspensa do Mundo. De destacar a prestação dos estudantes portugueses que ocuparam os três primeiros lugares do pódio num concurso desenvolvido pela empresa HILTI.

Os dias finais ficaram reservados para o GAR (The General Assembly of Representatives), onde são traçados os objetivos futuros da International Association of Civil Engineering Students (IACES internacional) e é eleita a nova direção. A IACES Porto elegeu dois seus membros para a nova direção, o Rui Bessa e a Maryana Berezyak respetivamente para o cargo de Vice-presidente e Tesoureira. A IACES Porto foi também nomeada para assumir as responsabilidades inerentes a todas as comunicações e publicações da IACES Internacional.

Por fim houve ainda tempo para a divulgação da EAA-Summer School on Acoustics, a realizar em junho de 2016, no Porto, com a colaboração da IACES.