Beatriz Melo, César Castro, Eduardo Ribeiro e Margarida Ribeiro (da esq. para dir.) fazem parte do núcleo de fundadores do Porto Tasty.

Nove estudantes do curso de Ciências da Comunicação da Universidade do Porto transformaram um projeto escolar num site de promoção internacional da gastronomia do Porto e Norte de Portugal que conta já com mais de 30.000 visualizações em pouco mais de quatro meses de atividade.

A operar desde março de 2017, o Porto Tasty é um portal onde se dão a conhecer em três línguas – português, inglês e castelhano – diferentes tipos de pratos, costumes e espaços gastronómicos do Porto e Norte de Portugal.

O site está organizado em seis rubricas diferentes, sendo produzido semanalmente conteúdos para cada uma, um por dia: a “Bucket Lists”, onde são publicadas diversas listas que sugerem diversos sítios a visitar no Porto, segundo determinado critério; a “Tascas&Restaurants”, que trata de explorar individualmente um restaurante de interesse no Porto; a “Porto’s Tradition”, uma rubrica quinzenal que explora a tradição de um determinado prato típico do Porto entrevistando os portuenses; a “Wine&Drinks”, que explora diversos locais do Porto relacionados com cocktails e bebidas, bem como de falar dos vinhos típicos do Porto e região do Douro; a “Recipes”, que surge como uma rubrica “faz-tu-mesmo” onde são sugeridas diversas receitas típicas que os leitores podem preparar; e a “News”, onde são divulgados desde artigos noticiosos até entrevistas relacionados com eventos gastronómicos e restaurantes.

O site Porto Tasty apresenta ao mundo alguns dos melhores exemplos da gastronomia do Norte de Portugal.

O objetivo do Porto Tasty é promover a região como um destino gastronómico, tal como o propósito do trabalho da unidade curricular “Públicos e Audiências” do curso Ciências da Comunicação que lhe deu início era criar um site para promoção/divulgação online da cidade do Porto como destino gastronómico. O caráter internacional do projeto estava garantido à partida pela própria diversidade de nacionalidades do grupo de nove estudantes envolvidos: Portuguesa, Brasileira e Espanhola.

Ana Mendoza, Beatriz Melo, César Castro, Marcela Melo, Margarida Ribeiro e Paula Varela são os responsáveis pelos conteúdos do Porto Tasty, enquanto Denis Godoy, Eduardo Ribeiro e Mario Garcia compõem a equipa de Comunicação e Marketing do projeto.

O sucesso do projeto impeliu o grupo a continuar o trabalho para lá do período letivo, uma vez que rapidamente se constatou que o interesse pela gastronomia portuense é cada vez maior, a nível nacional e internacional.

E, de facto, em pouco mais de quatro meses de atividade, o Porto Tasty tem já mais de 20% dos seus leitores provenientes de países estrangeiros, principalmente do Brasil, dos Estados Unidos da América e da Espanha. Para além do site principal, o Porto Tasty tem já uma presença forte nas principais redes sociais, em particular no Facebook e Instagram.