Eduardo Magalhães e Carla Ferreira constituem a equipa de estudantes que representa a U.Porto no campeonato europeu de debate universitário.

Uma equipa de estudantes da Universidade do Porto vai competir no European Universities Debating Championship (EUDC) que está a decorrer na Tallinn University of Technology, na capital da Estónia, de 14 a 20 de agosto de 2017.

Carla Ferreira, estudante de Física na Faculdade de Ciências, e Eduardo Magalhães, estudante de Economia da Faculdade de Economia, ambos membros da Sociedade de Debates da Universidade do Porto (SdDUP), vão competir com outros 700 estudantes universitários de toda a Europa pelo título de campeões europeus de debate universitário.

O European Universities Debating Championship é um evento anual que se apresenta como a maior competição de debates universitários a nível europeu, reunindo sociedades de debates de universidades de todo o continente, contando este ano com a participação de mais de 230 equipas representando universidades como a London School of Economics and Political Science, a Universidade de Cambridge, a Universidade de Oxford ou a Universidade de Tel-Aviv.

Esta competição tem por base o debate parlamentar britânico, um modelo inspirado na Casa dos Comuns do Parlamento Britânico, e que consiste em 8 oradores em 4 equipas de 2 elementos a debater a favor e contra uma moção divulgada uns minutos antes do debate.

Uma vez que os alunos têm apenas 15 minutos para preparar cada debate, sem acesso a meios eletrónicos, o modelo parlamentar britânico não avalia o conhecimento prévio dos estudantes sobre os temas em discussão, mas antes ajuda-os a desenvolver eloquência assim como raciocínio e capacidade de análise lógica para construir argumentos.

Recorde-se que a Universidade do Porto se sagrou Campeã Mundial de Debates Universitários em janeiro de 2013, quando Ary Ferreira da Cunha (estudante da Faculdade de Direito) e Tiago Laranjeiro (estudante da Faculdade de Economia) venceram a final da edição 2013 dos World Universities Debating Championships (WUDC), que decorreu em Berlim.