(foto: D.R.)

A apresentação do projeto final está agendada para junho na FEUP (foto: D.R.)

Uns dão o conhecimento informático. Outros contribuem com o design. E há ainda os que tratam do som. Da conjugação destas competências nasce um jogo de computador… Foi esta a equação levada à prática no passado dia 23 de abril, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), pelos estudantes que participaram na atividade promovida pelas unidades curriculares de Desenvolvimento de Jogos de Computador do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação (MIEIC) da FEUP, Seminário de Design II da Licenciatura em Design de Comunicação (LDC) da Faculdade de Belas Artes (FBAUP), e Design de Som para Media Digitais do Mestrado em Multimédia (MM) da U.Porto.

A ação reuniu cerca de 60 estudantes que trabalharam em conjunto nos projetos das suas unidades curriculares. O programa incluiu ao longo do dia um tutorial sobre modelação procedimental usando a Sceelix, uma game jam em que cada uma das oito equipas contou com os contributos das três áreas – informática, design e áudio, e ainda uma apresentação dos resultados da sessão de trabalho de cada equipa.

A unidade curricular de Desenvolvimento de Jogos de Computador (MIEIC/FEUP) tem como projeto final a criação de raiz de um jogo de computador, desde o processo criativo de game design à implementação de um protótipo funcional, e é lecionada por Rui Rodrigues e António Coelho, docentes do Departamento de Engenharia Informática (DEI) da FEUP.

Desde 2013 que a unidade curricular tem contado com a colaboração de Pedro Cardoso, docente da FBAUP, que leciona a unidade curricular de Seminários de Design II (LDC/FBAUP), onde os estudantes aprendem modelação 3D e animação para jogos de computador.

Este ano, e pela primeira vez, foram também integrados os estudantes da unidade curricular de Design de Som para Media Digitais (MM/UP), lecionada por Rui Penha e Eduardo Magalhães, docentes do DEI/FEUP. Desta colaboração surge então a oportunidade dos estudantes trabalharem em conjunto em projetos de âmbito verdadeiramente multidisciplinar e numa perspetiva mais próxima da encontrada na indústria dos jogos.

A entrega e apresentação final do projeto vai ter lugar durante o mês de junho, também na Faculdade de Engenharia.