Debates

André Rodrigues (FDUP) e Guilherme Sousa (FEP) foram os vencedores do Tornadu 2016. (Foto: DR)

Pela quarta vez em cinco possíveis, uma equipa da Universidade do Porto venceu o Torneio Nacional de Debate Universitário (Tornadu). O feito pertenceu a André Rodrigues e Guilherme Sousa, estudantes da Faculdade de Direito (FDUP) e da Faculdade de Economia (FEP), respetivamente, os novos campeões da maior competição de debates universitários em Portugal.

A dupla portuense competiu com mais de 100 estudantes, provenientes das universidades do Porto, Lisboa, Nova de Lisboa, Minho, Coimbra, Algarve, dos institutos politécnicos do Porto e Lisboa, assim como estudantes do ensino secundário.

A vitória foi decidida por unanimidade pelo júri constituído por Amélie Fernandes, Cláudio Teixeira, Luísa Taveira, Ary Ferreira da Cunha, Duarte Canotilho, Sofia Laranjeiro e Eduardo Rebelo.

Das 24 equipas presentes na competição, que decorreu de 18 a 21 de fevereiro na FEP, sete eram constituídas por estudantes da U.Porto.

A Universidade do Porto recupera assim o título conquistado nas três primeiras edições do Tornadu. Em 2013, Ary Ferreira da Cunha e Tiago Laranjeiro, estudantes da FDUP e FEP respetivamente, sagraram-se campeões mundiais do World Universities Debating Championships.