A delegação portuguesa à Universíada de 2019 é composta por 72 estudantes atletas, 11 dos quais da Universidade do Porto (Foto: FADU)

Onze estudantes e um treinador da Universidade do Porto vão representar Portugal na Universíada de Verão de 2019, a mais importante competição de desporto universitário a nível mundial, que este ano se realiza em Nápoles (Itália), de 3 a 14 de julho.

A Missão Portuguesa, apresentada na passada terça-feira em Lisboa, será mais uma vez chefiada por Susana Feitor e é composta por 72 estudantes atletas que vão competir em 10 modalidades. A Universidade do Porto, através dos seus 11 atletas e um treinador, vai marcar presença em 6 modalidades: Atletismo, Esgrima, Ginástica Artística, Judo, Natação e Voleibol.

Carlos Nascimento, estudante da FADEUP e campeão nacional pela U.Porto no Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Atletismo Ar Livre, é um dos 13 membros da equipa nacional de Atletismo nestas Universíadas. Na Esgrima, Rui Costa (FADEUP) e Carolina Oliveira (FMUP) vão dar o seu melhor na prova de Florete. Já na Ginástica Artística, a U.Porto estará representada por Guilherme Afonso Campos (FEUP) e Mariana Pitrez de Carvalho (FCUP).

O treinador de Judo da U.Porto, Pedro Pinheiro, foi o treinador escolhido para a delegação de Judo, assim como a atleta estudante Joana Carvalho (FBAUP), campeã nacional universitária nos -70kg. Na Natação, Alexandre Amorim (FADEUP), campeão nacional pela U.Porto nos 50m e 100m bruços, vai competir nesta última disciplina, acompanhado por Ana Rodrigues (FPCEUP), que irá participar nos 100m livres. A U.Porto está também representada na equipa de Voleibol masculino por Afonso Reis (FEP), Diogo Xavier Gomes (FCUP) e Guilherme Menezes (FEUP).

Conhecidas como as Olimpíadas das universidades, a Universíada de Verão é um evento organizado pela Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU), que se realiza de dois em dois anos, contando com a participação de mais de 9000 atletas universitários de todo o mundo.