EstUniversidade Itinerante do Mará de regresso a Universidade Itinerante do Mar, a iniciativa que pretende, em alto mar, desenvolver o conhecimento e a cooperação entre estudantes universitários, num ambiente de permanente aventura e formação. Com o lema “Conhecimento e Aventura”, a UIM tem, este ano, dois cursos/rotas disponíveis para os estudantes. A primeira rota, de 2 a 15 de agosto, será Porto – Berlengas – Porta Santo – Funchal – Lisboa, enquanto a segunda, de 14 a 22 de agosto, é Lisboa – Casablanca – Portimão. As pré-inscrições para UIM 2015 são até 28 de junho e podem ser feitas através de um pedido para o e-mail [email protected] sendo que o preço de inscrição variam entre os 500 (primeira rota) e os 350 euros (segunda).

A Universidade Itinerante do Mar é uma parceria entre a Universidade do Porto, a Universidade de Oviedo e a Escola Naval Portuguesa. Esta iniciativa tem como objetivo proporcionar a estudantes do ensino superior, de qualquer área do saber ou ciclo de estudos, uma experiência de formação rica e diversificada, envolvida num ambiente multidisciplinar e em cooperação, onde a componente principal é dar plena propriedade ao lema da UIM, Conhecimento e Aventura.

A componente de Navegação é uma parte fundamental do projeto e nas últimas campanhas da UIM a formação tem ocorrido a bordo do Navio de Treino de Mar (NTM) “Creoula”, do Estado Português e operado pela Marinha Portuguesa, sendo que, em cada curso, embarcam cerca de 50 novos estudantes universitários de diversas nacionalidades.

A formação a bordo do navio envolve todos os estudantes que participarão nas diferentes tarefas diárias do navio como: confeção de refeições, limpeza da cozinha e refeitório, limitação de avarias, vigia, leme e ponte, apoio à navegação, manuseamento de velas/mastros. Além destas atividades gerais e por se tratar de um Projeto Universitário, ocorrerão também diversas palestras/workshops a bordo e nos portos de paragem, relacionadas com a temática da UIM.

Este ano celebra-se a 10ª campanha da UIM. Desde 2006 que já participaram mais de 700 estudantes e no total foram percorridas mais de 12 000 Nm (milhas náuticas) a bordo do NTM Creoula. Vê como foi a edição do ano passado.