O TIP – Transportes Intermodais do Porto e a Universidade do Porto desenharam um projeto piloto inovador que permite aos estudantes da U.Porto, já neste início de ano letivo, renovar o seu perfil Andante Estudante de forma digital. Desta forma, todos os documentos que, até aqui, tinham que ser entregues presencialmente, passam agora a ser validados por via digital, permitindo que os estudantes da Universidade do Porto passem a cumprir o formalismo de renovação do perfil Andante em poucos minutos e sem necessidade de deslocação às lojas da rede Andante .

O processo é simples e requer poucos passos. Após autenticação na sua página do SIGARRA, o estudante acede por um link ao site estudante.tip.pt onde, após registo, fica com o seu perfil estudante renovado. Para concluir o processo, o estudante deve dirigir-se às máquinas de leitura já instaladas em praticamente todas as faculdades da U.Porto, inserir o cartão e assim terminar o processo de renovação. O processo de renovação para os estudantes utilizadores da aplicação móvel Anda é análogo, não exigindo porém a deslocação às referidas máquinas colocadas nas faculdades.

As máquinas estão disponíveis a todos os estudantes da Universidade nas seguintes faculdades:

• Faculdade de Belas Artes (Sala dos estudantes, junto ao Bar)
  • Faculdade de Ciências (Edifício FC5 – Receção, junto ao vigilante)
  • Faculdade de Direito (Receção, junto ao vigilante)
  • Faculdade de Economia (Serviço de Informática)
  • Faculdade de Engenharia (Edifício A – Infodesk FEUP)
  • Faculdade de Letras (Átrio da entrada principal, Piso 0, junto ao ATM)
  • Faculdade de Medicina (Receção, junto ao vigilante)
  • Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (Receção, junto ao vigilante
  • Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar / Faculdade de Farmácia (Edifício Principal – Receção, junto ao vigilante)

Esta funcionalidade está disponível para os estudantes já inscritos na U.Porto e aos cerca de 4.000 que este ano entraram na Universidade, desde que possuam já um Andante Estudante. Os estudantes que não disponham ainda deste perfil, têm que o fazer presencialmente, podendo para o efeito deslocar-se a uma das lojas Andante ou aos postos instalados nas faculdades de Ciências, Engenharia e Letras.

Esta parceria entre o TIP e a U.Porto tem como objetivo facilitar e tornar mais cómodo aos estudantes o processo de renovação do respetivo perfil, sem que haja a necessidade de deslocação a uma das lojas existentes, evitando tempos de espera desnecessários.