U.Porto lidera desporto universitário.

A Equipa de Futebol de 7 feminino da U.Porto, atualk campeã europeia universitária, está nomeada para melhor equipa do ano. (Foto: CDUP-UP)

A Universidade do Porto domina as nomeações para melhores do ano na 8ª Gala da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU). Com oito nomeações, os estudantes da Universidade do Porto surgem em plano de destaque entre cerca de 9 500 atletas participantes no desporto nacional universitário.

“É o culminar de um ano excelente para a U.Porto no desporto universitário e o reconhecimento do excecional desempenho dos nossos estudantes”, afirma Bruno Almeida, diretor do Centro de Desporto da U.Porto.

Uma ótima notícia para a U.Porto que, pelo quinto ano consecutivo, será reconhecida com o Troféu Universitário de Clubes depois de ter concretizado um dos melhores anos de sempre no desporto universitário com dois títulos de Campeã da Europa (Futebol 7 feminino, Karaté), um de vice-Campeã da Europa (Rugby 7 feminino), dois bronzes europeus (Karaté, Remo) e 191 medalhas – 78 de ouro, 55 de prata e 58 de bronze – conquistadas nos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s).

“Temos de estar bastante satisfeitos porque mais do que os resultados, este ano houve uma maior participação de estudantes da U.Porto nas competições nacionais. A atribuição deste troféu é o reconhecimento de todo o esforço que é feito por eles ao longo do ano pela U.Porto”, explica Bruno Almeida.

De 54 Instituições de Ensino Superior que participaram ao longo ano nas competições nacionais universitárias, são os estudantes da U.Porto que dominam as nomeações para os 25 melhores do ano. Na categoria de Atleta do ano a U.Porto conta com duas nomeações no feminino e duas no masculino. No feminino estão nomeadas Joana Branco (FEUP), graças à conquista da medalha de bronze no Campeonato Europeu de Remo e dois títulos de Campeã Nacional, e Marta Abreu (FMDUP) pelos oito títulos nacionais universitários em Natação. No masculino os eleitos são Luís Silva (FCUP), campeão europeu e nacional de Karaté, e Pedro Catarino (FADEUP) campeão nacional de Basquetebol 3×3.

Destaque também para as duas equipas nomeadas para Melhores do Ano: as equipas femininas de Futebol de 7 e Rugby 7, campeã europeia e vice-campeã europeia nacional universitária, respetivamente.

A U.Porto conta ainda com duas nomeações para Treinador do Ano: Ivan Baptista, com um título de campeão europeu e dois títulos nacionais à frente da equipa de Futebol 7 e Futebol de Praia feminino, e Nuno Gramaxo, com um título de Vice-Campeão Europeu e dois títulos nacionais universitários e um de vice-campeão com a equipa de Rugby 7 e Rugby de Praia feminino.

A 8ª Gala do Desporto Universitário da FADU – 25 anos FADU terá lugar dia 1 de outubro. As votações nos melhores do ano estão abertas ao público até dia 29 de Setembro, às 17horas, para votar basta colocar “gosto” na fotografia do atleta preferido na página de facebook da FADU.