O grupo de estudantes conta com o patrocínio da U.Porto (foto: D.R.)

Uma equipa de quatro estudantes vai representar a Universidade do Porto na final da Global Student Challenge, uma das maiores competições do mundo, que junta mais de 10 mil alunos e mais de 250 docentes de cerca de 600 das melhores universidade e escolas de negócios do mundo das áreas de Gestão e Finanças de Supply Chain (Cadeia de Abastecimento).

Luís Filipe Valente, líder da equipa, é estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (FEUP) e vai contar com o apoio de Bruno Silva, do Mestrado Integrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (também da FEUP),  Maria João Campos, do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina (FMUP) e de João Marques,  estudante de Ciências de Engenharia – Engenharia Alimentar, da Faculdade de Ciências (FCUP) para disputarem prémios finais no valor de 20.000 euros.

E como funciona a etapa final desta competição? Entre 29 de abril e 4 de maio, em Zwolle, Holanda, as 20 melhores equipas a nível mundial vão ser postas à prova em várias rondas de atividades que consistem em resolver problemas de uma empresa em concreto tendo por base o simulador matemático existente na competição. Cada elemento da equipa assume o papel de diretor de uma empresa virtual e passa a dirigi-la das suas diferentes áreas como Vendas, Compras, Operações, Finanças e Supply Chain.

Para “chegar” a esta fase final, os quatro estudantes da U.Porto conquistaram excelentes resultados nas rondas anteriores, entre os quais o lugar de “Melhor equipa” na fase de qualificação na primeira volta e o título de “Top Performing Country” na final regional da zona Europa e Ásia. Muito importante para os resultados alcançados foi também o trabalho de tutoria de José Fernando Oliveira, Professor Catedrático do Departamento de Engenharia e Gestão Industrial da FEUP.

A U.Porto, por intermédio de cada faculdade representada na competição (FEUP, FMUP e FCUP) tem apoiado a participação da equipa portuguesa na competição e vai, inclusivamente, patrocinar as despesas de deslocação da equipa até à final mundial.

Mais informações sobre a Global Student Chalenge disponíveis aqui.