A Universidade do PorFEUP - estudantesto vai ter dois projetos na final da IDEup, um concurso de ideias de negócio da RedEmprendia, que terá como ponto alto a final disputada no Spin2014,  no México, nos dias 28 e 29 de outubro deste ano. Das 20 ideias finalistas a concurso (escolhidas entre cerca de 360 candidaturas), duas pertencem a estudantes e investigadores da U.Porto: o Sky Angel – Sky aid for castaways e o i.nanoE – Innovative NanoEnergy Solutions.

O Sky Angel – Sky aid for castaways é um projeto de João Pedro Alexandre Coelho e José Eduardo de Sampaio e Castro Xavier, estudantes da Faculdade de Engenharia (FEUP) e tem por objetivo desenvolver um drone com kit de sobrevivência integrado concebido para prevenção de afogamentos por forma a antecipar a intervenção da equipa de salvamento.

Já o i.nanoE – Innovative NanoEnergy Solutions tenciona desenvolver e utilizar micro ou nanogeradores de alta eficiência para transformar em energia elétrica o calor ou os pequenos movimentos que costumam ser desaproveitados por não poder ser realizada essa transformação. A ideia foi desenvolvida por João Oliveira Ventura, André Miguel Trindade Pereira, Mariana de Jesus Paiva Proença, Filipe Falcão de Oliveira e Miguel Mota Prego Rosmaninho, todos eles estudantes da Faculdade de Ciências (FCUP). O terceiro projeto português que estará na final no México é o Heat Me, uma marmita com um sistema de aquecimento incorporado apresentado por dois estudantes da Universidade Nova de Lisboa.

As 3 melhores ideias receberão um prémio no valor de 5 mil dólares e a possibilidade de acederem a programas de apoio ao empreendedorismo da RedEmprendia, como o Booster-e. Para já, os finalistas vão beneficiar de um  programa de formação para implementarem as suas propostas e protótipos que os levará à capital do México para concorrerem aos prémios Spin2014, o grande evento do empreendedorismo universitário ibero-americano.

O Spin2014 vai ser organizado pela RedEmprendia em parceria com a Universidad Nacional Autónoma de México, o Instituto Politécnico Nacional, o Tecnológico de Monterrey, a Universia e o Banco Santander.