Tiago Meireles, Cláudia Magalhães e Eduardo Magalhães com Ary Ferreira da Cunha, fundador da SdDUP e campeão mundial de debate universitário em 2013. (Foto: SdDUP)

Cláudia Magalhães (Medicina / ICBAS) Eduardo Magalhães (Economia / FEP) e Tiago Meireles (Economia / FEP). São estes os três estudantes da Universidade do Porto que, a partir desta segunda-feira (30 de julho), vão disputar o Campeonato Europeu de Debate Universitário, em representação da Sociedade de Debates da Universidade do Porto (SdDUP).

Nesta competição, que vai reunir na cidade sérvia de Novi Sad mais de 700 estudantes oriundos de mais de 30 países da Europa, as equipas participantes são desafiadas a  demonstrar os seus dotes de oratória enquanto constroem o caso mais persuasivo e abrangente para uma moção atribuída apenas na véspera de cadadebate. O modelo seguido é o do British Parliamentary Style (BPS)”, que opõe quatro equipas em duas bancadas opostas (Governo e Oposição), com duas equipas por bancada e dois membros por equipa, a que se junta ainda um adjudicador.

Competição vai juntar mais de 700 estudantes oriundos de mais de 30 países da Europa. (Foto. SdDUP)

Numa primeira fase do campeonato, as equipas vão enfrentar-se em nove rondas preliminares, sempre com temas diferentes.  As melhores equipas seguem depois para mais dois dias de eliminatórias até ser encontrado o vencedor, a anunciar no dia 5 de julho.

Antes de entrar em ação, a equipa portuense não escondia a “vontade de ir o mais longe possível na competição”. Ainda assim “não esquecemos nunca a missão que funda esta associação e que floresce nestas competições: melhoramento de competências retóricas e sentido crítico, tolerância e o culminar no questionar sobre a validade dos nossos próprios dogmas”, antecipam os estudantes.

O desempenho dos estudantes da U.Porto pode ser seguido na página da SdDUP no Facebook.

Mais informações qui .